A HIST RIA DO TOYOTISMO

2094 palavras 9 páginas
A HISTÓRIA DO TOYOTISMO.
A base do sistema Toyota de produção se estabeleceu com a automação inteligente de Jidoka e com a produção just-in-time do seu filho Kiichiro.
Taiichi Ohno colocou esses conceitos para funcionar sistematicamente com grande apoio de Eiji Toyoda e de sua paixão pela produção.
O conceito de automação inteligente, chamado "Jidoka" nasceu nos teares criados por Sakichi Toyoda o fundador do grupo Toyota.
Tradicionalmente, a tecelagem sempre foi um trabalho manual. O tecelão fornecia o fio horizontal para frente e para trás entre os fios verticais.
Sakichi observava sua mãe trabalhando no tear manual original de madeira em 1890. Esse tear era de fácil operação e quase 50% mais eficiente do que os teares anteriores.
O tecelão poderia mover o condutor do fio para frente e para trás com uma mão e fornecer o fio horizontal ao mesmo tempo. Depois, Sakichi começou a trabalhar em teares mecânicos.
Em 1896, ele criou o primeiro tear mecânico do Japão e continuou aperfeiçoando-os cada vez mais.
Em 1924, Sukichi e seu filho Kiichiro, executaram um feito histórico. Eles criaram o primeiro tear mecânico do mundo que fornecia o tecido e o fio horizontal com segurança, sem interromper o trabalho.
Vamos observar as caracteristicas desse tear mecânico que não parava. O modelo G.
Os teares tradicionais desperdiçavam material em tecidos como esse, quando o fornecedor de fios verticais arrebentava, o que era frequente, para evitar esse desperdício Sakichi e Kiichiro instalaram um medidor fino de metal nos fios verticais. O medidor deslizava e parava o tear se o fio arrebentasse.
Estas inovações de parada automática, para evitar desperdício foram absolutamente extraordinárias Sakichi criou sensores sofisticados e fez isso sem o benefício da tecnologia eletronica e ótica que hoje mal apreciamos. Suas inovações eliminariam as necessidades de um operador para observar cada tear continuamente.Um operador poderia observar mais de trinta teares. O modelo G atraiu muita

Relacionados

  • Empresarial
    12284 palavras | 50 páginas
  • Historia da arte
    7666 palavras | 31 páginas