A Hist Ria Do Movimento LGBT

397 palavras 2 páginas
A História do Movimento LGBT

Por: Bruno Ferreira

O movimento em defesa dos homossexuais surgiu na Europa no século passado, tendo como bandeiras a defesa dos direitos e o respeito a homossexuais e o reconhecimento perante leis dos direitos civis. Durante a segunda guerra o Nazismo política de Hitler matou mais de 300 mil pessoas que eram gays.
No dia 28 de junho 1969 marca a data do movimento gay pelo mundo, neste dia, gays que estavam no bar Stonewall na cidade de Nova York rebelaram contra a perseguição feita por policiais por causa disso o movimento o dia 28 é o dia internacional do orgulho gay e lésbico.
No Brasil o movimento organiza através do jornal lampião que surgi em 1979 o primeiro grupo de homossexuais organizados e a partir daí espalha-se pelo Brasil no ano de 1980 é realizado na cidade de são Paulo o primeiro encontro brasileiro de homossexuais ao longo dos anos o grupo de gays espalham pela America latina e ganha o mundo.
Esses grupos de homossexuais são reuniões onde os seus membros discutem a perseguição e discriminação aos gays, alem de funcionaram como grupo de apoio no processo individual de cada homossexual na conquista de sua autoestima e divulgando meios para evitar doenças sexualmente transmissíveis.
Em 20 anos de existência do grupo o movimento homossexual apesar de contar com poucos recursos materiais, obteve a importante vitorias e reconhecimento de direitos nas últimas décadas no Brasil e no mundo, a sigla passou nos últimos anos de GLS para GLBT - Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênicos hoje vemos em diversas cidades do mundo passeatas que são chamadas de paradas gays para a conscientização e chamada de atenção da sociedade para os problemas que os gays sofrem a respeito de sua orientação sexual, mas historicamente o gay ou homossexual sofre discriminação durante séculos e em varias sociedades homossexuais eram reprimidos com forte torturas ou ate mesmo a morte, porem em outras o gay é aceito como um

Relacionados

  • A Hist Ria Do Movimento LGBT
    537 palavras | 3 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas