A Hist Ria De Dipo Filosofia

858 palavras 4 páginas
A história de Édipo & Jocasta da Mitologia Grega, é um exemplo de amor impossível. O sinônimo de impossível é o impraticável. Portanto, impossível é tudo aquilo que de forma alguma pode ser praticado. E os casos de amores totalmente impossíveis são aqueles em que duas pessoas se encontram por acaso e se apaixonam, mas depois descobrem que são parentes consanguíneos. Os casos entre irmãos, por exemplo, é um tema que as telenovelas abordam freqüentemente, mas também pode acontecer entre mãe e filho ou pai e filha, porém esses são casos mais raros até mesmo na ficção, embora não seja totalmente impossível de acontecer na vida real, principalmente, na atualidade em que a gravidez na adolescência parece ter se tornado normal, o que aumenta as chances de no futuro vir a acontecer ainda mais esses casos de amores impossíveis na vida real.

Na lenda Grega, Jocasta era esposa de Laio, o Rei de Tebas, e tiveram um filho, porém o oráculo previu que aquela criança seria um risco para a vida do Rei quando crescesse.
Então Jocasta entregou o bebê a um Pastor, fiel Servo do Rei e o incumbiu da difícil tarefa de matá-lo.
No entanto, o bebê foi salvo por outro Pastor e entregue a uma família da aldeia, onde Édipo cresceu sem saber que era filho do Rei e da Rainha de Tebas.
Anos mais tarde, em uma de suas peregrinações ao oráculo, Édipo descobriu que ele seria o assassino de seus pais, por isso, fugiu da cidade, tentando escapar de sua sina, pois acreditava que fosse filho legítimo do casal que o criou.
No meio do caminho, porém, Édipo, deparou-se com uma carruagem e quando o cocheiro jogou os cavalos contra ele, revoltou-se com tanta soberba, partiu para a luta e matou a todos, depois seguiu seu caminho, sem perceber que um dos Servos sobreviveu.
Seguindo sua peregrinação, Édipo chegou a cidade de Tebas, que por sinal estava tomada pelo terror da esfinge, um monstro com corpo de mulher e patas de Leão.
Do alto do morro o monstro lançava um enigma:

(Qual o animal

Relacionados

  • Aprender filosofia
    12994 palavras | 52 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • historia da psicologia
    220135 palavras | 881 páginas