A Hist ria da Radionovela no Brasil

459 palavras 2 páginas
A História da Radionovela no Brasil
Entrava no ar a primeira transmissão de rádio no Brasil em 1922, exatamente no dia 7 de setembro. No início, o aparelhinho atualmente tão esquecido, era uma raridade, somente famílias com muito dinheiro podiam se dar ao luxo de ter um em casa.

Quando rádio se tornou mais popular, com um preço mais acessível, nasceram as primeiras radionovelas, inspiradas na dramatização das tramas literárias. No início, era muito comum que fossem realizadas a radiofonização de uma peça teatral, que começavam e terminavam no mesmo dia. Na Rádio Nacional, por exemplo, todos os sábados tinha um programa chamado “Teatro em Casa”.
A primeira a criar uma história que durava mais de um dia, isto é, seriada, foi Amaral Gurgel, era chamada de “Gente de Circo”, em 1941. E foi na década de 40, que as radionovelas passaram a fazer parte da programação das rádios, a Rádio São Paulo foi uma das que mais produziu esse tipo de programa. Os roteiristas mais importantes da época eram: Olegário Passos, Menotti del Picchia, Augusto Vampré e Alfredo Palacios.

Porém, aquela que pode ser considerada uma radionovela, a primeira do gênero no Brasil, foi produzida pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, o nome era “Em busca da Felicidade”. Se tratava de uma adaptação de um texto cubano feita por Gilberto Martins. Além dessa produção, outras duas são consideradas um marco do rádio brasileiro: Fatalidade de Oduvaldo Vianna e Mulheres de Bronze inspirada em um folhetim francês.

Por muito tempo, as radionovelas brasileiras não tinham um texto exclusivamente criado para produção, eram adaptações de folhetins de outros países, como por exemplo, “O Direito de Nascer”, que foi um grande sucesso. A produção era uma adaptação de um texto do cubano Félix Caignet e tinha uma outra particularidade, a duração, ela foi ao ar por 3 anos.
Uma das radionovelas de criação 100% nacional e que fez grande sucesso, sendo posteriormente adaptada para televisão, foi “Jerônimo, o Herói do

Relacionados

  • Linguagens audiovisuais
    1562 palavras | 7 páginas
  • Práticas e discursos midiáticas - Representação, sociedade e tecnologia
    50666 palavras | 203 páginas
  • Direito
    138467 palavras | 554 páginas