A HIST RIA DA ISOMERIA

622 palavras 3 páginas
A HISTÓRIA DA ISOMERIA
O termo Isomeria foi criado por Berzelius em 1830. Ele considerou as palavras gregas (iso = mesma(s);meros = partes) para dar a ideia de “mesma composição”.
A Isomeria é um fenômeno comum e retrata a diversidade de compostos presentes na natureza. Na química orgânica, a ocorrência deste fenômeno é justificada pela capacidade que o carbono tem de formar longas cadeias estáveis e as múltiplas combinações que sua tetravalência proporciona.

Definição de Isomeria: fenômeno pelo qual duas substâncias compartilham a mesma fórmula molecular, mas apresentam estruturas diferentes, ou seja, o rearranjo dos átomos se diferem em cada caso.

Os químicos Justus von Liebig e Friedrich Wöhler são responsáveis pela descoberta dos primeiros isômeros: fulmanato de prata e cianato de prata. Os cientistas verificaram que as fórmulas das duas moléculas eram idênticas (AgCNO), mas a posição dos ligantes eram diferentes. Concluíram então que o arranjo espacial dos átomos era diferente.
Já em 1830, o químico Berzelius que deu nome ao fenômeno, em seus experimentos para obter ácido tartárico, fez a seguinte observação: durante o processo era possível obter duas formas diferentes da substância, com composição e fórmulas idênticas, mas que se diferenciavam pela posição dos átomos na molécula.

ISOMERIA PLANA
Isômeros se definem como substâncias diferentes que apresentam a mesma fórmula molecular, mas se diferem em alguns aspectos.

A Isomeria plana aborda os isômeros através do estudo de suas fórmulas estruturais planas.

Vejamos os cinco tipos de Isomeria plana:

• Isomeria de Função: os isômeros possuem mesma fórmula molecular, mas pertencem a funções diferentes. Essa isomeria ocorre principalmente com alcoóis e éteres, aldeídos e cetonas, ácidos carboxílicos e ésteres.

• Isomeria de Posição: os isômeros possuem o mesmo tipo de cadeia e pertencem à mesma função, mas apresentam diferença na posição de um grupo funcional, de uma insaturação ou de uma

Relacionados

  • Fisica nuclear
    104929 palavras | 420 páginas
  • F S QU MAT E PORT
    194350 palavras | 778 páginas