A Hist Ria Da Higiene E Do Embelezamento

7368 palavras 30 páginas
LINHA DO TEMPO: A HISTÓRIA DA HIGIENE E DO EMBELEZAMENTO
Camila PícoloSchütz1
Murilo MalucheSchaefer2
Ana Julia Von Borell Du Vernay França3

Resumo: Cosmético é tudo aquilo que é relativo à higiene e beleza humana.
São preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano – pele, sistema capilar,órgãos genitais externos, unhas, lábios, com o objetivo exclusivo ou principal de limpálas, perfumá-las, alterar sua aparência, corrigir odores corporais, protegê-las ou mantê-las em bom estado, além de embelezar. O homem, em sua história, utiliza e adapta seus hábitos para com tais produtos conforme as sociedades absorvem diferentes conhecimentos: por exemplo, gregos e romanos antigos veneravam o banho, em contraponto aos medievais que condenavam a higiene. Os cuidados com o corpo, assim como a percepção do mesmo, são parte essencial de toda cultura e dizem muito sobre como uma sociedade se porta a partir do que é comum ou proibido quando o assunto é o adorno corporal. O objetivo do trabalho é montar uma linha do tempo da sociedade humana aos olhos da história ocidental – utilizando-se de uma revisão bibliográfica de livros, artigos, periódicos impressos e eletrônicos – com o fim de esclarecer a relação do homem com a higiene e de como evoluiu junto com os cosméticos e hábitos de asseio.
Palavras chaves: História. Higiene. Estética. Cosméticos. Embelezamento.
1 INTRODUÇÃO
O

termo

“cosmético”

foi

criado

no

século

XVI

a

partir

do

grego kosmêticos, que significa “relativo ao adorno”, sendo a raiz da palavra kosmos = “ordem”. Talvez tenha sido o monge humanista Erasmo
(1469 – 1536) quem a tenha forjado, quando fala em seu Elogio da Loucura
“desses adornos, desses disfarces, desses banhos, desses crespos, desses perfumes, desses odores e, enfim, de todos esses preparados cosméticos, que servem para embelezar, para pintar ou para disfarçar o rosto, os olhos e a pele”
(PEYREFITTE; MARTINI; CHIVOT, 1998).Já

Relacionados

  • Dicionário
    239464 palavras | 958 páginas
  • Fadas no Divã
    246176 palavras | 985 páginas
  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas
  • era do capital
    140986 palavras | 564 páginas