A hist ria da arte construtivista aconteceu na R ssia no come o do s c

255 palavras 2 páginas
A história da arte construtivista aconteceu na Rússia no começo do séc. XX. Uma manifestação que não mostra mais nenhuma forma de representar a natureza, rompendo com a arte do passado, apresentando uma nova forma de vida após a revolução industrial, na nova era eletrônica que a sociedade se encontra. A arte sai da tela, do pedestal e ocupa novos espaços, valorizando o objeto industrial.

O movimento construtivista acreditava que a arte poderia suprir a necessidade da sociedade, contribuindo para produção de máquinas, engenharia arquitetônica e meios fotográficos da comunicação. A pintura e a escultura tinham de ser consideradas como construções, mantendo proximidade da arquitetura, trabalhando em relevos tridimensionais. O construtivismo influenciou a arquitetura e o urbanismo da Alemanha no começo dos anos 20.

O artista construtivista deveria abandonar a arte contemplativa e fazer sua arte de uma forma ligada a produção fabril e sua nova ordem social. O novo artista não produzia mais de forma tradicional, na tela a óleo e no cavalete. A escultura sofre uma modificação profunda, saindo da ideia de esculpir para a ideia de construir, usando materiais fornecidos pela indústria como: metal, plástico, papelão, acrílico, etc.

Com inovações radicais na propaganda, fotografia, tipografia, cerâmica, moda, arquitetura, etc. O artista produz a partir de objetos pré-fabricados, facilitado pelo avanço técnico e tecnológico. As obras de arte viram uma homenagem à racionalidade científica. Porém, na década de 30, Stalin acredita que essa forma de arte só estava tentando afastar a arte tradicional da população trabalhadora, colocando um fim nos grupos construtivistas.

Relacionados