A história e ritual do banho

Páginas: 15 (3720 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
A HISTÓRIA E RITUAL DO BANHO




É o símbolo de uma transformação no ego, através do inconsciente, uma vez que essa imagem está vinculada à do batismo, ao renascimento, ao surgimento. É através desse banho que o SELF pode "renascer".

Nos ritos batismais dos Mistérios dos Êleusis, os participantes dirigiam-se primeiro para o mar a fim de tomar um banho ritual.

O banhode uma forma geral é interpretado como uma forma de livrarmo-nos de nossa sombra, pois o contato com a água nos traz de volta ao inconsciente, para que possamos nos purificar e renascer. O banho é, por conseguinte, uma técnica bem conhecida de redenção, onde se pode fazer o exorcismo através da água. A sujeira que anteriormente cobria o corpo costuma ser encarada simbolicamente como sendo asinfluências psicológicas do ambiente que contaminaram a personalidade original. Em muitos sonhos o processo analítico é comparado a um banho e a análise é freqüentemente equiparada a uma lavagem.

O banho, o aguaceiro, o chuvisco, a natação, a imersão na água, são equivalentes simbólicas da operação alquímica denominada Solutio(é um dos principais procedimentos da alquimia, a solutio é a raiz daalquimia, em termos essenciais, a SOLUTIO transforma um sólido num líquido) e essas são as suas imagens que costumam aparecer em sonhos. Quando o SELF avizinha-se da consciência ocorre o processo de afogamento que é a agonia de ver-se aprisionado dentro dos limites da consciência e essas imagens que estão associadas ao simbolismo do banho (batismo e etc.) implicam numa verdadeira seqüência demorte e renascimento. É um símbolo de purificação, renovação e renascimento tanto que o batismo cristão também é entendido como uma limpeza e separação do pecado e expulsão dos maus espíritos. Existe nele uma idéia de renovação porquanto a pessoa que foi batizada foi renovada em Cristo e livrou-se de uma forma simbólica de todos os pecados pagãos anteriores, como uma espécie de renascimento pelaágua. O reverendo Charles Wesley, um dos fundadores da igreja metodista, citou que "o limpo está perto do divino".

Se banhar  significa limpar seu eu interior e exterior e se livrando de tempos difíceis. Simboliza se livrar de velhas idéias, noções, opiniões e outras negatividades. Pode simbolizar perdão. 


Seja em rios, lagos, termas públicas ou banheiras particulares, banhar-se éum dos rituais mais antigos da humanidade. Além de ter como objetivo a higiene pessoal e a estética, o ato de banhar-se também era e ainda é visto em muitas religiões como um rito de purificação do corpo. A seguir é apresentada uma série de informações sobre as interpretações e uso do banho em diferentes povos.



ANTIGO EGITO

Pesquisadores acreditam que todos os povos, desde temposimemoriais, tenham praticado alguma forma de higiene pessoal. Os primeiros registros do ato de se banhar individualmente pertencem ao antigo Egito, por volta de 3000 a.C. Os egípcios realizavam rituais sagrados na água e tomavam ao menos três banhos por dia. Na maioria das culturas antigas, praticamente tudo o que se fazia tinha uma divindade que lhe seria propícia. Muitas vezes, ela também estavaassociada à medicina e à saúde.


No Egito antigo, Thot, o deus da sabedoria, da escrita e da medicina, era considerado a melhor divindade para cuidar da pessoa que tomava banho. Depois dele, vinha Bes - o senhor da Chalana, uma pequena embarcação com fundo achatado, o deus do casamento, que cuidava do parto e do banho das crianças e das mulheres. Segundo documentos de mais de 3000 anos,o ato de tomar banho era sagrado e parecia ser uma forma de purificar o espírito do indivíduo.

“Mais do que limpar o corpo, eles presumiam que a água purificava a alma”, diz o egiptólogo francês Christian Jacq, fundador do Instituto Ramsés, em Paris. “A crença valia tanto para a realeza, cortejada com óleos aromáticos e massagens aplicadas pelos escravos, quanto para as populações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história do banho
  • historia ritual
  • historia da roupa de banho
  • banhos
  • Banho
  • O ritual
  • Rituais
  • Rituais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!