A HISTÓRIA DO TRABALHO

Páginas: 5 (1105 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
2. Trabalho
O trabalho existe desde a antiguidade onde as pessoas executavam tarefas para sobreviver. A necessidade de comer, de ter onde dormir era o que determinava a necessidade de trabalhar.

2.1. Conceito de Trabalho
Porém, para que todo trabalho seja executado, precisa-se de um trabalhador. Assim, trabalhador é um termo amplo que inclui todo aquele que vive do seu trabalho - istoinclui o escravo, o servo, o artesão e o proletário. Na atualidade, o trabalhador é considerado legalmente (formalmente) como todo aquele realiza tarefas baseadas em contratos, com salário acordado e direitos previstos em lei. No caso de voluntariado, trabalha-se em instituições sem fins lucrativos, não sendo, portanto, assalariados. (DICIONÁRIO CRIATIVO, 2014)
2.2. História do Trabalho
Podemosdizer que o trabalho teve início com Adão e Eva, onde Deus havia ordenado que após terem pecado, o homem trabalharia para sustentar-se. De acordo com a BÍBLIA SAGRADA (2011, p.3) ”No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes a terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás”.
Imagem 1- A evolução do trabalho para o indivíduo
Fonte Acesso em 07.Maio.2014

A história dotrabalho obteve várias fases. A última que contempla os dias de hoje aparece na século XX e o chamado capitalismo financeiro mantido através de grande corporações multinacionais e bancos e de um sistema financeiro que sustenta a pirâmide social, através de credito consumo gerando um ciclo de consumo que entrou em crise recentemente através da bolha imobiliária dos Estados Unidos quebrando diversosbancos por falta de liquides no processo de empréstimo.

2.3. A importância do Trabalho para o Homem
Ao iniciar o estudo da Psicologia Organizacional é importante entendermos um pouco sobre as concepções do trabalho, e o papel que ele desempenha na vida do homem.

Quando pensamos no trabalho vários questionamentos nos vem à mente, de modo a tentarmos compreender qual o significado dele em nossaexistência. A relação que se pode estabelecer entre o trabalho e a existência estão centralizadas nas constantes necessidades de verificar os diversos significados atribuídos pelo homem ao espaço social ocupado no contexto do trabalho (KANAANE, 2009).

Kanaane (2009) coloca que o trabalho sempre ocupou lugar central na vida das pessoas, nas mais diferentes comunidades, onde gradativamente foisendo limitado pelas condições socialmente estabelecidas.

Segundo Lacombe (2006), em relação ao conceito do trabalho, muitos adotam o ponto de vista de que ele é um fardo, de que o homem trabalha para sobreviver, ou, se for afortunado, a fim de conseguir dinheiro suficiente para poder fazer as coisas de que realmente gosta. Porém, devemos considerar que o homem não trabalha simplesmente paraadquirir capital como é questionado no livro Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.
Émile Durkheim, sociólogo francês do final do século XIX, ao observar a vida social de seu tempo, deu-se conta do quanto ela havia sido modificada pelas novas formas de produzir bem. Para ele, era no ambiente das fábricas, das corporações, do trabalho, enfim, onde os homens e as mulheres passavam a maior parte deseu tempo, que eles aprendiam a se relacionar com seus ofícios e com as pessoas com as quais conviviam. Por isso mesmo, Durkheim considerava que um bom caminho para conhecer essas relações era prestar atenção a esses ambientes. O que as pessoas faziam ali? Só cumpriam tarefas? Ou interagiam umas com as outras?(O’DONNELL, Julia. v.1, p.148)

Muitos são os estudiosos e teóricos do trabalho comvisões e definições diferentes, mas todos de certa forma colocam o trabalho como algo essencial ao homem. Vejamos alguns deles:
Para Benetto Croce (apud Labombe, 2006 p. 4)

Analisando esses comentários, podemos ver o quanto é grandioso ao homem uma atividade profissional que lhe traga satisfação e realização, além de ser extremamente necessário para sua subsistência.

Friedmann (1983, apud...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de história
  • Trabalho de história
  • Trabalho de historia
  • História do Trabalho
  • MEU TRABALHO DE HISTORIA
  • Trabalho de História
  • Trabalho de Historia
  • Trabalho de Historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!