A história do teatro brasileiro - O grupo Oficina

Páginas: 13 (3180 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2013



Pós-Graduação em Artes Cênicas
História do Teatro Brasileiro Moderno


Um olhar sobre o Grupo Oficina; de 1960 a 1964.



Professora: Jana Eiras
Aluno: José Geraldo Demezio




Rio de Janeiro
Março / 2012
Falar de um grupo de teatro como o Oficina, de São Paulo, é uma tarefa difícil. Sua história pode ser profundamente comparada com a história política do Brasil e, maisainda, ela pode servir de pano de fundo para relatar momentos de grande tensão que esse país passou quando da instalação, por exemplo, do golpe de 64.
Mas a presente dissertação não pretende ir tão longe. Um de seus maiores objetivos é fazer refletir apenas um período de tempo dos mais críticos, que foi o que compreende os anos de 1960 a 1964; a ousadia desse grupo de aproveitar-se dasartimanhas midiáticas a favor da construção do seu sucesso e tecer rápidas considerações sobre um de seus maiores representantes, José Celso Martinez Corrêa.
Foi um período profundamente conturbado em que vários artistas sofreram na pele as consequências de suas escolhas ideológicas. Com o grupo Oficina não foi diferente. Muitas das vezes seus principais componentes precisaram se afastar do cenáriocultural para poder apagar, mesmo que de forma temporária, suas imagens da mente dos perseguidores que não davam credibilidade a o que faziam.
O grupo era composto, em sua maioria, por pessoas de classe média alta, que pouco, ou quase nada, entendiam a fundo das verdades nacionais. O próprio crítico teatral Sábato Magaldi quis frisar em um artigo publicado no Suplemento Literário do jornal OEstado de São Paulo do dia 29 de outubro de 1960:
Seja qual for o resultado artístico do espetáculo, deve-se abrir um enorme crédito de confiança ao grupo Oficina. A princípio, o conjunto não despertava a simpatia do meio teatral, pela sua aparência ligeiramente grá-fina. Mas era visível na inquietação algo desorientada de seus elementos, com matizes de filhinhos de papai e de existencialistascristãos, uma sincera procura de caminho, um verdadeiro desejo de acertar. Sem talento, sem seriedade, qualquer esforço se perderia na vala comum de tantos movimentos encetados com bons propósitos e logo desfeitos diante da primeira dificuldade. Como o grupo Oficina tem talento e seriedade, em breve passará do estágio ainda amador para o de uma das nossas mais consequentes companhias profissionais.(DIONYSOS, 1982)

O grupo Oficina estava, nessa época, como vem registrado na Revista Dionysos, de 1982 (edição unicamente voltada para relatar a história da sua existência), saindo de uma incubadora e descobrindo como funcionava toda aquela engrenagem. O Oficina estava disposto a envolver-se nessa máquina social que era o Brasil da década de 60. A criança tinha crescido e o espetáculo AEngrenagem, que discutia “a questão da libertação revolucionária da América Latina” expondo a engrenagem imperialista e a ininterrupta sucessão de ditadores, foi o texto da vez. O roteiro cinematográfico de Sartre, adaptado por José Celso Martinez Corrêa e Augusto Boal era puramente político e explicitava muito bem o momento que o país estava vivendo.
Era preciso discutir questões de liberdade de formamais ampla e concreta. Da mesma forma que o Brasil começava a sentir essa necessidade, o grupo Oficina também queria pegar as suas armas e construir um destino que não mais poderia fazê-los voltar para o lugar que estavam. O espetáculo foi, como relata um dos principais fundadores do grupo, Fernando Peixoto, “um acerto mais eficaz”; prova concreta de que o grupo estava ampliando o seu olhar e,melhor, agindo de forma eficiente, saindo do intimismo de peças com teor familiar e existencial, para agora falar de questões sociais, aproximando sua maneira de dizer a verdade do que já era desenvolvido pelo Grupo Arena.
Augusto Boal foi o diretor dessa empreitada. O espetáculo foi levado a sindicatos e clubes. Era, sem sombra de dúvidas, o começo de uma fase mais amadurecida. Todos os anos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A historia do teatro brasileiro
  • História do teatro brasileiro
  • Historia do teatro brasileiro
  • oficinas de teatro
  • TEATRO OFICINA
  • Teatro brasileiro
  • Teatro Brasileiro
  • Teatro brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!