A história do serviço social no brasil

Páginas: 9 (2180 palavras) Publicado: 16 de abril de 2013
A HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO
BRASIL




Luciano Duarte Medeiros
Profª. Maria Geraldina Venâncio
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Serviço Social (SES0086) - Prática do módulo I
Data: 06/07/2011






RESUMO




Este trabalho foi desenvolvido através do método histórico,para verificar a trajetória do Serviço Social na sociedade com objetivo de informar como se iniciou a profissão, seus valores e funções. Estabelecendo relação do Serviço Social com questão e política social do Estado. Foram também reconstituídos processos de institucionalização da profissão, de ampliação do mercado de trabalho e a expansão das unidades de ensino de Serviço Social. O assistentesocial é um profissional que formula e executa políticas sociais que buscam a preservação e manutenção, assim como também o aumento dos direitos humanos e da justiça, através de pesquisas e análises da realidade social.


Palavra chave: Assistência Social. Atuação. Política Social.






1 INTRODUÇÃO




O Serviço Social é uma organização civil surgida surgida naInglaterra em 1869. Na trajetória da profissão, além da influência da igreja Católica, influenciaram as ações dos profissionais o Serviço Social Europeu e Norte Americano, dos quais destacamos a introdução do caráter científico dado à profissão de Assistente Social.


A fundação das primeiras Escolas de Serviços Social no Brasil, que se tornam possíveis com a atuação das Ligas das SenhorasCatólicas, que se deu em São Paulo em 1936,no Rio de Janeiro em 1937 e no Paraná em 1944.


A profissão do Serviço Social é interativa, busca garantias e acesso de direitos aos trabalhadores. Dotada da teoria metodológica, técnico-operativa e ética política, teve seu curso oficializado no Brasil em 27 de agosto de 1957 pela lei n° 1889 de1953, junto ao decreto 994 de 15 de maio de1962, pelo qual foi regulamentado. O Serviço Social surgiu em resposta à desigualdade social, econômica e cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista entre o trabalho e o capital, destacando-se em várias ocasiões.






2 DESENVOLVIMENTO




O Serviço Social surgiu nos Estados Unidos em 1898, na cidade de Nova Iorque, apartir do processo de industrialização eurbanização no país, o surgimento da profissão está relacionada com as insatisfações populares com os poderes dominantes da época, tinha como objetivo frear o avanço do comunismo no país, lutar contra a ditadura e buscar melhores condições de vida para a classe trabalhadora.


Por volta da década de 30, começa haver no Brasil uma urbanização crescente, e as contradições da industrializaçãofazem surgir às lutas reivindicativas, a classe trabalhadora passa a se organizar resultando na hostilidade do outro grupo. Nasce neste momento através do papel pacificador por parte do Estado, a institucionalização do Serviço Social que, movido pelas profundas alterações sociais através do processo de transição do modelo agrário-comercial para o modelo industrial, atua frente à "questão social"que é apresentada diante de todos, e, segundo Iamamoto (2004, p. 18) "o debate sobre a 'questão social' atravessa toda a sociedade e obriga o Estado, as frações dominantes e a Igreja a se posicionarem diante dela".


Como conseqüência da expansão das práticas de assistência social ocorrida no período, ainda marcadas pelo assistencialismo e de caráter religioso, foi criada a escola deServiço Social de São Paulo, primeira no Brasil, por iniciativa de Maria kiehl e Albertina Ramos, formadas na escola de Serviço Social de Bruxelas, dirigida pela pioneira área Adèle de Loneux. O curso tinha caráter de formação técnica e recebia forte influência do pensamento neotomista, predominante nos meios cristãos e que embasou as primeiras escolas da área. Era a concepção do homem como ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História do Serviço Social no Brasil
  • Historia do serviço social no Brasil
  • Historia do Serviço social no Brasil
  • a historia do serviço social no brasil
  • Historia Serviço Social no Brasil
  • História do serviço social no brasil
  • Historia do Serviço Social no Brasil
  • historia Serviço social no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!