A história do rádio em marília: o atentado contra a rádio dirceu

Páginas: 54 (13341 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO

Retratar um período do rádio em Marília (SP) não é tarefa simples. A luta pelo poder político nos meios de comunicação marcou para sempre essa cidade, considerada “celeiro de grandes nomes no meio radiofônico”. Um incêndio entra para a história, uma história marcada por sua evolução, com atentados, retaliação, conflitos, assassinatos e episódios que deveriam apenas serconsultados em arquivos históricos, passaram a fazer parte da lamentável realidade do povo mariliense.

Marília sempre foi uma cidade forte politicamente, mas pela primeira vez na história dos meios de comunicação da cidade, a disputa pelo domínio da imprensa teve conseqüências tão drásticas.
Um fato recente certamente marca a história da cidade: o incêndio, no dia 8 de Setembrode 2005, contra a sede da Central Marília Notícias (CMN), fato este que repercutiu na imprensa de todo o Brasil, tendo sido tema de programas de rádio e televisão e publicações especializadas em análise e crítica da mídia (os chamados observatórios de imprensa). O processo encontra-se em tramitação no Poder Judiciário e alguns dos envolvidos estão presos.
A CMN detém a concessão de duasemissoras de rádio AM e FM e um jornal diário, sendo um dos maiores grupos de mídia da região. Não nos cabe, nesta pesquisa, buscar indícios de culpabilidade ou motivação do incêndio, nem é este seu objetivo. Estamos nos propondo a reportar esse momento histórico, sem avaliações subjetivas, utilizando como ferramenta a técnica da entrevista e pesquisa jornalística, ouvindo funcionários e diretores daempresa, advogados e documentos disponíveis no site da empresa e no inquérito que apura o caso. Esperamos assim poder contribuir para o registro histórico desse momento e que, futuramente, possa ser referência para novos estudos, ou até mesmo um projeto de mestrado.
O Capítulo I aborda a história do rádio no Brasil, com ênfase nas relações entre poder político e concessionárias doserviço público, assim como a forte penetração do veículo no cotidiano da população.
O Capítulo II reúne informações sobre locutores célebres que passaram pela cidade como Osmar Santos, Dalmácio Jordão, Muibo Cury, Eder Luiz, entre outros. Entrevistas com pessoas que protagonizaram os mais variados momentos nos possibilitam estabelecer um cronograma de fatos e personagens que mudarama história do rádio em Marília.
No Capítulo III uma reportagem sobre o atentado sofrido pela rádio Dirceu em Setembro de 2005. Utilizamos como fontes, entrevistas com funcionários. Uma vez que a rádio não possui arquivo de pautas e nem áudio da censura sobre o período relatado neste trabalho. As entrevistas com funcionários que viveram aquelas momentos permitiram reconstituiralguns fatos e seus desdobramentos com base também no dossiê, disponibilizado no site da CMN (www.diariodemarilia.com.br) e em documentos oficiais da Polícia Civil e Justiça, principalmente sobre as investigações e a prisão dos acusados do crime.
Depois de quase dois anos trabalhando provisoriamente em uma casa alugada, em condições técnicas precárias, a CMN retorna à sua sede. OCapítulo IV aborda o significado do retorno para funcionários e diretores e atual infra-estrutura técnica de trabalho.
Retomando o objetivo principal desse Trabalho de Conclusão de Curso, que é de retratar a memória do Rádio em Marília, optamos em fazer no trabalho prático, o registro de outro momento importante do rádio em Marília: um programa de auditório que sobrevive ao tempo, e mantêm suafidelidade à linguagem que marcou a história do rádio brasileiro e que apesar de sua importância não está sendo veiculado por nenhuma emissora e, mesmo assim mantêm sua cultura, trata-se do programa de auditório “Domingo no Espaço” apresentado pelo locutor Sebastião Silva “Caim”, todos os domingos no Espaço Cultural, em Marília. Como ferramenta para apresentação do trabalho prático utilizamos o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História do rádio e a publicidade no rádio
  • A historia do radio
  • A História do Rádio
  • Historia do rádio
  • A História do Rádio
  • historia do rádio
  • História do rádio
  • Radio história

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!