A história do joomla

Páginas: 3 (692 palavras) Publicado: 4 de junho de 2012
O quê é o Joomla?



Joomla! (pronuncia-se djumla) é um Sistema de gestão de conteúdos (Content Management System - CMS) desenvolvido a partir do CMS Mambo. É desenvolvido em PHP e pode serexecutado no servidor Web Apache ou IIS e base de dados MySQL.

É um projeto de código aberto (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a 2.5.1 (em 02 de Fevereiro de 2012); a sua última versãolegada é a 1.0.15. O Joomla! recebeu em 2011 o prêmio de melhor CMS Open Source.[1]

[editar]História



Trata-se do resultado da separação entre a equipe de desenvolvedores do Mambo e a empresaMiro, detentora dos direitos sobre o Mambo. A separação teve lugar uma vez que a Miro transferiu o controle do Mambo para uma fundação - a Mambo Foundation - onde os desenvolvedores teriam apenas umaparticipação passiva e pouco representativa. Esses desenvolvedores, preocupados com a integridade do projeto e com o futuro dos utilizadores, não aceitaram a transferência e, em 2005, criaram o"Joomla 1.0", também "open source", a partir do código-fonte do Mambo 4.5.2.

[editar]Instalando o Joomla no seu computador



[editar]Componentes



Joomla segue o modelo de componentes que é umaforma de gerenciar conteúdos ou agregar funcionalidades muito específicas que não seria possível com as funções Mambo.

Por exemplo: O componente Web Links permite gerenciar a área de links dosite. Já o componente Banners permite gerenciar publicidade na forma de banners, rotacionando aleatoriamente e contando o número de cliques.

Existem milhares de extensões, que podem ser encontrados nosite oficial da comunidade (em 8 de Setembro o site citado mostra um total de 8114 extensões), tais como galerias de fotos (RSGallery2, zOOm Gallery), sistemas de tradução (JoomFISH), gerenciadores deformulários, e outros.[2] Alguns componentes são gratuitos e/ou livres, licenciados sob a GNU GPL, porém alguns possuem licença comercial.

Caso não exista um componente adequado à necessidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Joomla
  • JOOMLA
  • Cms joomla
  • Moodle e joomla
  • Treinamento Joomla
  • PAPER Joomla
  • Joomla de um site
  • Manual joomla

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!