A história do egito

Páginas: 7 (1735 palavras) Publicado: 14 de maio de 2011
HISTÓRIA DO EGITO
O egípcio é a língua nativa extinta do Egito e um ramo da família de línguas afro-asiáticas. Há registros escritos da língua egípcia que têm sido datados em cerca de 3400 a.C,[1] tornando-a uma das línguas registradas conhecidas mais antigas. O egípcio foi falado até o final do século XVI d.C. na forma do copta. A língua nacional do Egito moderno é o árabe egípcio, quegradualmente substitutiu o copta como a língua cotidiana nos séculos após a conquista muçulmana do Egito. O copta ainda é usado como a língua litúrgica da igreja copta. Ela supostamente tem alguns falantes nativos atualmente.[2][3]
OS habitantes do país reflectem um cojunto de caractéristicas física homogéneas que são o resultado da mistura dos camitas (egípcios,etíopes,líbios)com os semitas.Anível religioso ,os muçulmano sunitas destacam-se ,constituindo 90% da população,enguanto os cristões se encontram representados na sociedade com apenas 10%.Há quase treze séculos que a língua falada no país é o árabe.EM 2005 ,42 p.100 das , egípcios eram citadino .A população do cairo era de 10,8 Milhões de habitantes em 2003.A capital egípcia ,no seu crescimento , absorveu acidade GIZEH,centro industrial e sítio arqueológico prestigioso.Todas as outras cidades de importância sitam-se sobre as costas:Alexandria,o grande porto egípcio,e Port-Said,á entrada do canal de Suez ,são banhados pelo Mar mediterrâneo.Suez encomenda extremida do sul canal.
|
Vista Aérea de Cairo
Rica em monumentos históricos de distintas épocas, o Cairo combina as ruas sinuosas e asmesquitas de seus antigos bairros árabes com os modernos edifícios e avenidas da área nova. Cidade mais populosa da África e do mundo árabe, o Cairo é a capital do Egito. Localiza-se às margens do rio Nilo, a vinte quilômetros do delta. O clima da cidade, situada nas vizinhanças do deserto, é quente durante o dia, refrescando à noite graças à brisa proveniente do Nilo. São alcançadas temperaturas máximasde 35ºC em julho e mínimas de 13ºC em janeiro, com médias anuais de 22ºC. Chove muito pouco.
A cidade tem origem na fundação, pelo general árabe Amr ibn al-As, no ano 641, da cidade de Fustat, núcleo do posterior desenvolvimento cairota. Depois que os fatímidas ascenderam ao poder, o general Yawhar construiu perto dali, entre os anos 969 e 972, a cidade do Cairo (em árabe, al-Qahira, "aVencedora"), que se converteu em residência da dinastia governante e sua corte. Mais tarde o primeiro califa aiúbida, Saladino, uniu ambas as cidades, Cairo e Fustat, num só espaço urbano, que se converteu em importante centro econômico.
No final da época dos califados, em meados do século XVIII, os mamelucos (sultões originários de uma casta militar que tomou o poder) ergueram grandiosos monumentos.Depois da conquista turca, em 1517, a cidade não experimentou alterações notáveis até o século XIX. Em 22 de julho de 1798, a vitória de Napoleão nas pirâmides abriu as portas do Cairo aos franceses, que lá permaneceram até 1801. Mais tarde o chefe turco Mehmet Ali e seus sucessores realizaram uma série de obras de engenharia para o saneamento da cidade. Em 1882 ela caiu sob o domínio britânico, doqual se libertou em 1946.
Mesquita do Sulto Hasan na Cidade do Cairo
A parte moderna da cidade, na zona oeste, está rodeada pelos três bairros mais antigos do Cairo, que constituem uma grande aglomeração humana. O maior desses bairros é a antiga cidade fatímida, onde se encontram as mesquitas de Baybars e a fortaleza de Saladino. A cidade moderna, Azbakiyá, e suas zonas residenciais ecomerciais, contrastam fortemente com os bairros onde vivem as classes populares, tais como a Cidade da Morte, onde são muitas as mesquitas e os mausoléus. A principal via pública da cidade, al-Qurnish, corre paralela ao Nilo. As duas ilhas situadas no centro do rio, Yazira e Roda, são zonas residenciais e recreativas.
Esfinge - Cidade do Cairo
A economia local se baseia no comércio e na indústria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História do Egito
  • A HISTÓRIA DO EGITO
  • historia do egito
  • História do egito
  • História do Egito
  • História do Egito
  • História e Arquitetura do Egito
  • Pré-história e egito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!