A história do cinema em brasília a partir do cinememória

Páginas: 5 (1176 palavras) Publicado: 19 de maio de 2013
A história do cinema em Brasília a partir do Cinememória
O cineasta Vladimir Carvalho clama para um incentivo a conservação da história do audiovisual candango

Por Helen Ramos

Ao se aposentar da Universidade de Brasília, onde lecionava cinema desde 1970, Vladimir Carvalho passou a se dedicar mais intensivamente a seus projetos de documentários. Além disso, também se empenhouintegralmente a se organizar e manter uma fundação que pudesse preservar os filmes que fez e, também de outros cineastas sobre Brasília ou da cidade: a Fundação Cinememória.
Desde 1970, após a segunda retomada do curso de cinema da UnB, Vladimir Carvalho foi um dos principais articuladores e incentivadores do cinema no DF. É importante lembrar, como ele afirma, que Brasília foi uma das únicascidades do mundo que já nasceu sendo filmada e fotografada, o que quer dizer que dispõe de um enorme acervo de imagens sobre toda a trajetória de sua construção e de toda a história que se desenvolveu nela desde 1960.
Este é o principal motivo pelo qual Vladimir Carvalho sempre defendeu a criação de uma Cinemateca em Brasília, nos moldes da Cinemateca Brasileira, mas em menor porte. O projeto,porém, nunca foi desejo de políticos, ou daqueles que regem a cultura na capital. “Ao me aposentar, coloquei a mão na massa e comecei a construir meu próprio sonho”, conta.
Foi com essa proposta que, desde 1983, o documentarista fez um museu improvisado. O Cinememória, no início da W3 Sul, tem a arquitetura de um filme. Cada cômodo sugere uma cena. As janelas são como rolos de película, e osegundo andar nada mais é que um pequeno auditório. Revestida de lembranças, a construção na quadra 703, abriga a trajetória de um dos maiores documentaristas do Brasil.
Vladimir Carvalho decidiu doar em 2009 todo o acervo cultural construído em seus 74 anos de idade, inclusive o Cinememória que criou, à comunidade de Brasília. A decisão não veio à toa. Foi preparada como um grande presentepara as comemorações dos anos 50 da capital federal. Vladimir volta diversas vezes no mesmo assunto. “Fiz isto porque não sou museólogo e não tenho como conservar sozinho tudo que juntei durante anos. Espero que a política de apoio a cultura de Brasília se encarregue de preservar uma parte da história. Estou oferecendo inicialmente o meu acervo ao cinema local", afirma.
Entre aspreciosidades guardadas, há cartazes, câmeras raras, fitas de vídeo, revistas, negativos, cartas e imagens de mestres como Mário Peixoto, Glauber Rocha e Rogério Sganzerla. Antes que o martelo seja batido, porém, o diretor faz uma exigência. “Não quero que o espaço seja vendido ou transfigurado."


VÍDEO DA HISTÓRIA DO CINEMA:
http://www.youtube.com/watch?v=tEUbN0ONEgk


História daFotografia em Brasília

Em Brasília há 50 anos, família Stuckert
faz história ao fotografar políticos

Fotógrafo de Lula conta o que aprendeu com o pai, pioneiro na função na gestão Figueiredo
Marina Novaes, do R7
• Texto: 
•  
•  
[pic]Magno Romero/Divulgação
Roberto Filho, Roberto (Stuckão) e Ricardo Stuckert:
família fez tradição no fotojornalismo político na capitalfederal

Há 50 anos, o fotógrafo Roberto Stuckert, 66, chegava a Brasília para cobrir a construção e a inauguração da capital federal. Anos mais tarde, já com residência fixa na cidade, ele e o filho Ricardo, 40 – que seguiu os passos do pai – dividiriam uma rara coincidência no currículo: Ricardo, o Stuckinha, é o fotógrafo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; já Roberto, o Stuckão,desempenhou o mesmo cargo na gestão do ex-presidente João Baptista Figueiredo, entre 1979 e 1985.
Pai e filho são autores das duas únicas fotos oficiais de presidentes que posaram sorrindo – apenas Lula e Figueiredo toparam a imagem “sorridente”. Além disso, ambos conheceram seus futuros “chefes” quando trabalhavam na cobertura dos políticos antes da posse.
Na trilha do pai e do irmão, Roberto Filho, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História de brasília
  • Historia de brasilia
  • Historia do Cinema
  • Cinema e História
  • História do Cinema
  • a história do cinema
  • Historia do Cinema
  • História do Cinema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!