A história do banco de dados

Páginas: 8 (1907 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
Dados e Informações.
Muitos consideram dados e informações como palavras sinônimas, mas na verdade não são. Para entender o que é um banco de dados é muito importante saber a diferença entre essas duas palavras.
Dados são fatos brutos, em sua forma primária. E muitas vezes os dados podem não fazer sentido sozinhos.
Informações consistem no agrupamento de dados de forma organizada para fazersentido, gerar conhecimento.
O que é um Banco de dados?
Existem vários tipos de banco de dados e eles estão presentes na nossa vida há muito tempo, a lista telefônica, por exemplo, é considerado um banco de dados. Antigamente as empresas armazenavam informações em arquivos físicos, mas o surgimento e evolução dos computadores possibilitaram o armazenamento de dados de modo digital. Assim osbancos de dados evoluíram e se tornaram o coração de muitos sistemas de informação. A definição de Banco de dados encontrada na internet é essa:
“Bancos de dados, ou bases de dados (em Portugal), são coleções de informações que se relacionam de forma que crie um sentido. São de vital importância para empresas, e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação. “
Fonte:Wikipédia
Podemos simplificar essa definição para: “Bancos de dados são coleções de dados interligados entre si e organizados para fornecer informações”.
História do Banco de Dados.
Na década de 1950 e nos primeiros anos da década de 1960, o armazenamento e acesso a dados era ainda bastante rudimentar. Enquanto algumas iniciativas de projetos mais avançados estavam em andamento e até mesmo em uso porum número muito restrito de pessoas, a grande maioria dos desenvolvedores ainda armazenava dados em arquivos de texto. Tais arquivos eram normalmente formados por campos de tamanho fixo, e o acesso a eles não requeria mais do que as operações de leitura e escrita em arquivos. Embora esta fosse uma metodologia bastante simples para armazenamento de dados, não tardou para que se percebesse que elanão era a forma mais eficiente, na maioria dos casos.
Assim como na Internet, os bancos de dados como os conhecemos hoje começaram a ser concebidos no Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América. Em 1957, essa instituição inaugurou a Conference on Data Systems Languages (Conferência sobre as Linguagens de Sistemas de Dados), também conhecida simplesmente por CODASYL, para desenvolverlinguagens de programação de computador. CODASYL é famosa pela criação da linguagem de programação COBOL, mas o que muitos não sabem é que o CODASYL também foi responsável pela criação do primeiro banco de dados moderno.
Em junho de 1963, duas divisões do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América formaram uma conferência intitulada "Development and Management of a Computer-Centered DataBase" ("Desenvolvimento e Gerenciamento de um Banco de Dados para Computadores"). Nesta conferência, o termo database (banco de dados ou base de dados), foi concebido e definido como se segue:
Um conjunto de arquivos (tabelas), onde um arquivo é uma coleção ordenada de registros (linhas), e um registro consiste em uma ou mais chaves e dados.
Dois anos depois, em 1965, CODASYL formou um grupo chamadode List Processing Task Force (Força Tarefa de Processamento de Listas), que mais tarde tornou-se o Data Base Task Group (Grupo Tarefa de Banco de Dados). O Grupo Tarefa de Banco de Dados emitiu um importante relatório em 1971 delineando o Network Data Modelo (Modelo de Dados em Rede), também conhecido como CODASYL Data Model (Modelo de Dados CODASYL), ou ainda DBTG Data Model (Modelo de DadosDBTG). Esse modelo de dados definiu muitos conceitos importantes para bancos de dados, tais como:
A sintaxe para a definição de um schema (a palavra "schema" significa, neste contexto, um modelo para um banco de dados, sendo às vezes utilizada como sinônimo de banco de dados)
A sintaxe para a definição de um subschema
Uma linguagem de manipulação de dados
Tais conceitos foram posteriormente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História e Atualizações do Banco de Dados
  • Cronologia da história de banco de dados
  • História banco de dados
  • Historia Do Banco de Dados
  • Historia dos Banco de dados
  • história banco de dados: Sybase
  • Banco de Dados
  • banco de dados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!