A história deemília ferreiro

Páginas: 2 (346 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2011
EMILIA FERREIRO

Argentina radicada no México, estudou na Suíça com Piaget. Assim como o mestre, procurou evitar o "adultocentrismo", que erroniamente compreende a criança à semelhança do adulto.Ao analizar a construção do conhecimento, destacam-se seus valiosos estudos de linguistíca para observar como se realiza a construção da linguagem escrita.
Muitos educadores explicam as dificuldadese insucessos da alfabetização pela ineficiência dos próprios mestres, pela ineficácia dos métodos ou do material didático. Emilia Ferreiro, no entanto desloca a questão para outro campo.primeiramente, se a invenção da escrita alfabetica resultou de um processo histórico que envolveu a humanidade por longo tempo, isso nos faz reconhecer como é difícil para a crinça perceber com rapidez a naturezada escrita.
Alfabetização levanta, antes de tudo, um problema epsitemológico fundamental: " Qual é a natureza da relação entre o real e a sua representação?". Essa questão provocou a revoluçãoconceitual da alfabetização.
Realizando diversas esperiencias com crianças a fim de investigar psicogênese da escrita, Emilia Ferreiro percebeu que elas de fato reinventam a escrita, no sentido de queprecisam inicialmente compreender seu processo de contrução e suas regras de produção.
Mesmo antes do ensino formal, a criança já consstruiu interpretações, elaborações internas, que não dependem dainterferência do adulto e não devem ser entendidas como confusões perceptivas.
As garatujas nunca são simples rabiscos sem nexo, por isso cabe ao professorobservar o que o aluno já sabe, atendopara o modo como ele interpreta os sinais ao seu redor e não para aquilo que a escola pensa que ele deve saber.
Diz Emilia Ferreiro: " É necessário imaginação pedagógica para dar às criançasoprtunidades ricas e variadas de interagir com a lnguagem escrita. É necessário formação psicológica pra compreender as respostas e as perguntas das crianças.É necessário entender que a apredizagem da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ferreiro
  • Emilia Ferreiro
  • Emilia ferreiro
  • emilia ferreiro
  • Emilia Ferreiro
  • Emilia ferreiro
  • Emilia ferreiro
  • Emilia ferreiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!