A história das rádios no brasil

Páginas: 13 (3134 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
Rádios operam no Brasil desde os anos 20
O primeiro transmissor de ondas de rádio no Brasil que se tem notícia, foi instalado no ano de 1913 por Paul Forman Godley, um dos fundadores da Adams-Morgan/Paragon, na região amazônica, a pedido do governo brasileiro.
A primeira transmissão de rádio realizada oficialmente no Brasil ocorreu no dia 7 de setembro de 1922, durante a inauguração daExposição do Centenário da Independência na Esplanada do Castelo onde o público ouviu o pronunciamento do Presidente da República, Epitácio Pessoa, a ópera "O Guarani", de Carlos Gomes, transmitida diretamente do Teatro Municipal, além de conferências e diversas atrações. Muitas pessoas ficaram impressionadas, pensando que se tratava de algo sobrenatural.
Desde 1922 as experiências com rádio-clubes vinhamsendo realizadas, entretanto, foi somente em 1923, que Roquette Pinto inaugurou a primeira emissora de rádio AM, a Rádio Sociedade. No ano seguinte, foi inaugurada a Rádio Clube do Brasil, marcando o início da expansão.
A década de 30 marcou o apogeu do rádio como veículo de comunicação de massa, refletindo as mudanças pelas quais o país passava. O crescimento da economia nacional atraiainvestimentos estrangeiros, que encontravam no Brasil um mercado promissor. A indústria elétrica, aliada à indústria fonográfica, proporcionaram um grande impulso à expansão radiofônica.
O rádio trouxe inovações técnicas e modificou hábitos, transformando-se na maior atração cultural do país. Desde 1932 a Rádio Philips investia no programa Casé, que representou uma revolução na forma de apresentarprogramas de rádio. Foi Adhemar Casé, juntamente com Nássara, que criou os primeiros jingles publicitários.
As empresas multinacionais foram as primeiras a utilizar o rádio na publicidade. Os programas de auditório e as rádio-novelas tinham o patrocínio de marcas com Philips, Gessy e Bayer. Na política, o rádio também exerceu enorme influência: a propaganda eleitoral, os pronunciamentos do presidente ea Hora do Brasil faziam parte da programação e alcançavam milhares de ouvintes/eleitores. A partir de 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, o rádio se transformou num importante veículo para difundir fatos diários e notícias do front. Surgia o radiojornalismo, sendo o Repórter Esso um marco dessa época.
A Rádio Nacional, inaugurada em 1936, marcou a radiofonia no Brasil. Em seus quadros,brilhavam os talentos de Iberê Gomes Grosso, Luciano Perrone, Almirante, Radamés Gnattali e Dorival Caymmi.

As FMs
O norte americano Edwin Howard Armstrong era um amante da música e se sentia insatisfeito com a qualidade das rádios AM. As ondas desse tipo de rádio se propagam para lugares distantes, mas estão sujeitas a interferências. Por isso, em 1912, Armstrong produziu o primeirotransmissor de freqüência modulada, inventando a rádio em FM.
As primeiras transmissões confirmaram que ela exibia uma fidelidade muito melhor, porém com menor alcance. As grandes redes americanas reagiram, temerosas de que a FM fosse uma ameaça. Depois de uma demorada briga na Justiça e com suas patentes ameaçadas, Armstrong se suicidou em 1954. A FM estabeleceu-se no mercado radiofônico quase trêsdécadas depois.

Rádio – Anos 20

O nascimento do rádio no Brasil foi praticamente simultâneo a seu surgimento no mundo e tem dois marcos. O primeiro foi durante a exposição do Centenário da Independência, em 1922, no Rio de Janeiro, quando se deram algumas transmissões para o pavilhão onde se realizou a festa.

O segundo marco, mais significativo em termos históricos, foi a inauguração, em abrilde 1923, da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira emissora brasileira, organizada sob a liderança de um grande entusiasta do rádio, Roquette Pinto, que criou uma emissora com o objetivo explícito de levar cultura e informação à população.
Até os anos 20, jornais e revistas ilustradas eram os principais meios de comunicação que existiam no país.

O discurso do então presidente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia do Radio no Brasil
  • História do rádio no brasil
  • A História da Rádio no Brasil
  • Historia da rádio no Brasil
  • A história do rádio no Brasil
  • historia da radio no Brasil
  • A história do rádio no Brasil
  • A história do radio no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!