a história das coisas

Páginas: 19 (4536 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
TECNOLOGIA ASSISTIVA X INCLUSÃO DIGITAL PARA
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA





Resumo
O atual artigo oferece uma ponderação sobre a Tecnologia Assistiva para a acessibilidade, a Ambientes Digitais/Virtuais de Aprendizagem - ADA/AVA, de pessoas com deficiências propendendo a um maior grau de independência nos aspectos cognitivos, acadêmicos, profissionais e vocacionais, proporcionando umamelhora na qualidade de vida. Entendemos que a Tecnologia Assistiva não salva vidas, nem reduz morbidade, simplesmente permite as pessoas com deficiências, seus familiares e quem lhe tem contato direto, terem uma vida mais satisfatória e com mais possibilidades. O serviço de Tecnologia Assistiva auxiliará na seleção ou confecção do recurso apropriado, na elaboração de estratégias para um bomdesempenho funcional do usuário e no ensino da utilização deste recurso. Cada pergunta que surge no contexto educacional comum, se torna um objetivo de intervenção da Educação Especial. Saber o que o indivíduo quer se ele não pode falar, como participará das atividades de recorte, pintura, desenho, se ele se sentirá excluído .Mas tudo isto só não basta. O que é o falar sem o ensejo e o desejo de noscomunicarmos uns com os outros? O que é o aprender sem uma visão crítica, sem viver a aventura fantástica da construção do conhecimento? O encontro da tecnologia com a educação, entre dois palcos que sugerem a integrar intenções e conhecimentos, procurando complementações uma na outra.










Palavras-chave: Tecnologia Assistiva, Deficiência , Ambientes Digitais ,Inclusão.

AbstractThe current article provides a weighting on Assistive Technology for accessibility, Digital Environments / Virtual Learning - ADA / AVA, people with disabilities propended to a greater degree of independence in cognitive, academic, professional and vocational, providing improved as life quality that Assistive Technology does not save lives, reduces morbidity or simply allows people withdisabilities, their families and who will have direct contact, have a more satisfying life and more opportunities. Assistive technology service assist in the selection or preparation of the appropriate resource in the development of strategies for a good functional performance and user education in the use of this resource. Each question that arises in educational policy, becomes a target forintervention of Special Education. Knowing what the individual wants if he cannot talk, will participate in activities such as trimming, painting, drawing, if he feels excluded. Yet all this is not enough. What is the talk without the opportunity and desire to communicate with each other? What is learning without a critical view without live the fantastic adventure of building knowledge? The meetings oftechnology with education, between two stages suggest that integrate intentions and knowledge, looking into each other additions.














Keywords: Assistive Technology, Disabilities, Digital Environments, Inclusio
Introdução
Os estudos sobre Tecnologia Assistiva destacaram a necessidade de introduzir recursos, serviços e estratégias na educação especial einclusiva para colaborar com o processo de aprendizagem de alunos com deficiências. A literatura delineia que a primeira etapa para a implementação da tecnologia assistiva na escola deve permitir entender a situação que envolve o aluno a fim de expandir a sua participação no processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo, em primeira instância, caracteriza-se o conceito de deficiência. Depois, aborda-seo quadro conceitual e o referencial que dá apoio ao estudo, principalmente aspectos da teoria de Vygotsky apresentada em uma de suas obras sobre “Defectologia” (termo usado para definir defeito pelo autor) e, por fim, focalizam-se a acessibilidade e a diversificação de Tecnologia Assistiva (TA) para o atendimento individualizado, buscando respeitar as especificidades, singularidades e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A historia das coisas
  • a historias das coisas
  • História das coisas
  • historia da coisas
  • A historia das coisas
  • a historia das coisas
  • a historia das coisas
  • Historias das coisas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!