A história da qualidade

Páginas: 29 (7069 palavras) Publicado: 10 de maio de 2012
INTRODUÇÃO

A expansão econômica ocorrida nas últimas décadas exigiu das organizações um aprimoramento na formulação de suas informações de âmbito geral, em virtude do seu maior grau de relacionamento com o ambiente externo.
Constata-se que a participação das empresas no contexto econômico-social vem sofrendo profundas modificações, principalmente a partir da última década, quando a sociedadepassou a identificar nas instituições não somente o seu universo econômico-financeiro, mas também a esfera social.
As empresas passaram a desenvolver um relacionamento não somente com seu público alvo, mas também, com a sociedade como um todo, fazendo com que amplie e se busque mais informação acerca do desempenho institucional.
Uma mudança no comportamento dos consumidores, da concorrência, asnovas exigências dos fornecedores, alterações nos dispositivos legais, e o maior rigor da sociedade em relação a responsabilidade social refletem na organização, que deve estar pronta para responder às novas situações apresentadas, mantendo assim o controle de sua posição no mercado.
Neste cenário as empresas passaram a ter não somente uma visão econômica e financeira do seu negócio mas tambémo reflexo de suas ações na sociedade o que levou a busca de novos processos de gestão de qualidade a fim de atender a expectativa na esfera social.








1. HISTÓRIA

A idéia de qualidade não é uma invenção recente e tem existido por centenas e milhares de anos. Ela provavelmente seja tão antiga quanto o comércio, que se iniciou tão logo o homem se tornou capaz de produzir bens emexcesso, que poderiam ser ofertados em troca por outros produtos. A visão da qualidade focalizava inicialmente na conformidade do produto muito mais do que em qualquer outra coisa.
Milhares de anos antes de cristo, o Egito antigo viu a introdução do “Livro dos Mortos” o qual pode ser considerado como o primeiro sistema de Qualidade documentado na Terra. Ele continha procedimentos detalhados quenecessitava ser seguidos para preparar o corpo e a alma para a pós-morte. A descoberta do túmulo de Tutankamon mostrou que esses procedimentos fora rigorosamente seguidos e a condição de várias múmias comprovavam quão eficiente era o sistema em assegurar a conformidade do produto em relação aos requisitos.
Desde o tempo da Idade Média, a implementação da qualidade em produtos era o objetivo deartesãos habilidosos.
Com a Revolução Industrial, criou um novo problema para a sociedade: a necessidade crescente de mais produtos, com menores custos e ainda melhor qualidade. Grande demanda de armamentos e munições durante a Primeira Guerra Mundial, requeria em maior volume de produção, porém os resultados abaixo do padrão eram claramente visíveis. A qualidade estava se tornando um fator de pressão.A Segunda Guerra Mundial testemunhou novamente um grande aumento nos volumes de produção. Os esforços gerais americanos no campo da qualidade feitos àquela época deixaram marcas profundas e duradouras. As normas militares adotadas pela Otan contribuíram para o desenvolvimento da garantia da qualidade no mundo ocidental.
Desde a década de quarenta um rápido desenvolvimento foi visto e famososgurus da qualidade surgiram com suas teorias, como Deming, Juran, Crosby, Shingo, Tagushi e Ishikawa.
O trabalho de Ishikawa sobre o controle estatístico da qualidade, após a II Guerra mundial foi fundamental na busca de qualidade na produção no Japão. Eles estabeleceram estratégias que até agora compõe a base do pensamento de qualidade e dos esforços internacionais nesta área.
Com o sucessodefinitivo e reputação dos produtos japoneses, as indústrias ocidentais tiveram que adotar métodos adequados de gestão da qualidade.
Empresas e organizações em todo o mundo começaram a implementar extensos programas de qualidade.
Um número crescente de empresas reconhece hoje que o investimento em qualidade é um dos mais lucrativos que elas podem fazer.
Foi somente no início dos anos 80 que surgiu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As eras e história da qualidade
  • história da qualidade
  • A HISTORIA DA QUALIDADE
  • história qualidade
  • História da qualidade
  • A Historia Da Gestao Da Qualidade
  • HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA QUALIDADE
  • Resumo da história qualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!