A história da Psicologia Hospitalar no Brasil

Páginas: 8 (1973 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014
Aula 1: A história da Psicologia Hospitalar no Brasil 
A Psicologia Hospitalar é uma área da Psicologia muito recente no Brasil e com grandes carências sobre as atuações do psicólogo no contexto do hospital, podendo dizer que está em atividade há aproximadamente 36 anos. Esta demora na inserção do psicólogo num espaço tão carente de apoio psicológico se deu pelo fato de a regulamentação daprofissão do psicólogo ter sido tardia também (50 anos atrás), assim como a criação do Código de Ética do psicólogo (37 anos atrás). No início da inserção do psicólogo hospitalar, as dificuldades eram imensas quanto ao saber sobre este espaço. Mas onde pesquisar se não existiam livros ou qualquer material que falasse sobre o assunto?
A atuação da Psicologia Hospitalar não possui uma prática clínicaúnica a ser seguida. Alguns materiais tratam esta área aos olhos da Psicanálise, da Existencial Humanista, da Psicoterapia Breve, da Cognitivo-Comportamental, entre outros. Mas os textos deixam bem claro que o objetivo da Psicologia no hospital não é buscar uma prática clínica direta, mas usar ferramentas que possam proporcionar o bem-estar daquele que se encontra internado.
Conceito de psicologiahospitalar:
Segundo Rodríguez-Marín (2003, apud Castro e Bornholdt, 2004, p. 51), a Psicologia Hospitalar é “o conjunto de contribuições científicas, educativas e profissionais que as diferentes disciplinas psicológicas fornecem para dar melhor assistência aos pacientes no hospital”. Castro e Bornholdt (2004, p. 51) acrescentam que o “psicólogo hospitalar seria aquele que reúne essesconhecimentos e técnicas para aplicá-los de maneira coordenada e sistemática, visando à melhora da assistência integral do paciente hospitalizado, sem se limitar, por isso, ao tempo específico da hospitalização”.
O início da Psicologia Hospitalar no Brasil
Para compreender o psicólogo hospitalar no Brasil, primeiro faz-se necessário saber que qualquer instituição deste campo precisa contar com as funções dohospital, sejam eles públicos ou privados, tais como: as funções do médico; a organização desse trabalho; o uso da tecnologia; a interpretação que é oferecida aos cliente
Inserção do psicólogo no hospital geral
Portanto, pode-se afirmar que: Pensar na inserção do psicólogo no hospital geral, especificamente numa instituição pública, não pode dispensar a reflexão sobre a situação do sistemapúblico, sua organização, as possibilidades de acesso da população aos serviços, as condições em que se dão os trabalhos dos profissionais, as características sociais da população atendida. Enfim, o conhecimento e a articulação de todos os fatores envolvidos no processo saúde-doença. (ALMEIDA, 2000 apud CARVALHO, SOUZA, ROSA, GOMES, 2011, p. 1012). Era preciso que o paciente tivesse um maior contatocom a mente e com seu corpo, para assim alcançar o tratamento da queixa com maior eficiência.
 Portanto, os médicos foram notando que muitas doenças não estavam localizadas no corpo. Para serem diagnosticadas, era preciso solicitar a avaliação daquele que tivesse entendimento sobre os conteúdos subjetivos, ou seja, conteúdos da mente psicológica.
Novo olhar: O psicólogo, então, entrou noshospitais no final do século XX e início do XXI com a intenção de trazer um novo olhar para a doença. Esse novo olhar percebe o paciente como um todo, e não como uma queixa específica.
Atuação ampla: hoje, isto é muito claro de ser notado, quando se percebe que o psicólogo preparado para atuar em UTI Neonatal não terá tanto preparo se for deslocado, por exemplo, para um espaço de pós-cirúrgico adulto. Oque nos leva a perceber que a atuação hospitalar é muito ampla e exige muito conhecimento. Num primeiro momento, ainda sem muito conhecimento sobre o que é Psicologia Hospitalar, os psicólogos foram utilizando seus saberes clínicos e aplicando-os ao contexto do hospital. Mas nessa oportunidade, eram avaliadas as solicitações deste espaço, assim como as especificidades médicas e as diferentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história da psicologia hospitalar
  • PSICOLOGIA HOSPITALAR NO BRASIL
  • Historia da Psicologia Hospitalar
  • Historia da psicologia hospitalar
  • História e caracterização da psicologia hospitalar
  • História da psicologia é a história da psicologia no Brasil.
  • Historia da psicologia hospitalar
  • História da psicologia Hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!