A história da nutrição e da alimentação

Páginas: 9 (2096 palavras) Publicado: 26 de março de 2013
História da Nutrição e da Alimentação



A história da nutrição e da alimentação ocorre paralelamente à da história do homem na face da terra. Na pré-história e história, o homem sempre procurou localizar-se sempre onde havia suplência de alimentos, água e onde as condições climáticas eram mais favoráveis à sua sobrevivência; tem sido sempre um integrante do ecossistema, do qual não podeafastar-se. Seu tipo de alimentação obedeceu primitivamente ao instinto. Com a civilização, foi perdendo o instinto e procurando alimentar-se segundo as normas aconselhadas ou também de acordo a oferta da natureza, no que perdeu mais do que ganhou. Relativamente ao alimento, costuma-se dividir a história da humanidade em três importantes eras. A primeira foi caracterizada pelo consumo de alimentosofertados pela natureza (vegetais e animais selvagens), o que era feito através da caça, da pesca ou da coleta. A evolução das sociedades humanas em 3 etapas: 1) caçadores; 2) pastores sem estabelecimentos fixos (nômades); e 3) sedentários ( cultivo do solo ou prática da agricultura; admite que o espírito de iniciativa pode fazer com que o homem adote o nomadismo ou se fixe à terra.

Através dosséculos, confiando no instinto e em suas descobertas empíricas, o homem aprendeu a distinguir o que era comestível e bom para ele. Apesar de conhecer a natureza dos processos nutritivos, nossos ancestrais revelavam cuidado e sagacidade na escolha dos seus alimentos, pois em toda parte a historia alimentar humana tem constituído um dos problemas mais sérios com que o homem tem se defrontado.

Ospovos primitivos experimentaram tudo que lhes pareceu valioso no setor alimentar. Muito antes do alvorecer da história, por exemplo, os mascadores de folhas de coca, na América do Sul, os devotos de Kat, no Oriente Próximo, e os comedores de lótus do Extremo Oriente descobriram que esses produtos vegetais pode acalmar as dores e agem como estimulantes, produzindo também sonhos agradáveis.

Semdúvida, o homem pré-histórico realizou experimentos nutricionais através dos tempos, quando começou a suplementar a sua dieta vegetariana com ovos, répteis e pequenos mamíferos.

Aproximadamente há 1 milhão de anos atrás, na China, o homo sapiens comia carne de animais, inclusive a medula do osso da perna, que fornece vitaminas, ferro e fosfolipídios. Através dos séculos, o homem foi ficando maishábil como caçador, coletor de alimentos e agricultor. O apetite deve ter estimulado os sentidos do homem primitivo, fazendo-o distinguir novos e desejáveis odores; assim, foi levado a experimentar e saborear alimentos ainda desconhecidos. Aceitava aqueles que satisfaziam seu gosto e recusava os que lhes causavam repugnância. Desse modo, o sabor e o odor devem ter desempenhado importante papel noestado nutricional do homem primitivo.

Na pré-história, ao que parece, o homem era predominantemente carnívoro porque, durante o período glacial e interglacial, não havia vegetação no solo gelado; é o que indicam os fósseis. Comer em grupo era um prazer para o homem primitivo; alimentava-se abundantemente de animais de grande porte, como o elefante, fartavam-se quando aliviado, consumia maisalimentos; não pensava no amanhã.

Aproximadamente no ano 8000 a.C.; o clima foi aquecendo e o período glacial foi chegando ao fim. O principal sinal dessa modificação foi o reflorestamento da Europa. Aos 5000 a.C.; os europeus ainda eram caçadores e coletores, mas tinham abandonado o uso da carne pura. O aquecimento das águas, no fim do período glacial originou a abundancia de peixes e provocou oaparecimento das galinhas-d'água, dos ovos, dos alimentos marinhos e terrestres (lebre, cobra, lesma) vegetais e raízes, nozes e outros. Havia gado selvagem, veado e outros animais, plantas e árvores frutíferas.

Num vôo de mais de meio milhão de anos, não há homens, e sim infra-homens. O homo sapiens dos aurinhacense, o de Cro-Magnon, teve alimentação de carne assando-a, abatendo caça diária....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da alimentação e nutriçao
  • ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
  • Alimentação e Nutrição
  • Nutrição e Alimentação
  • Alimentação e nutrição
  • alimentacao e nutricao
  • alimentacao e nutrição
  • Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!