A história da moeda

Páginas: 12 (2811 palavras) Publicado: 3 de julho de 2012
A HISTÓRIA DA MOEDA
Para entender economia devemos primeiro conhecer a história da moeda e qual seu conceito, pois ela é um objeto antigo, o qual não era o papel nem a moeda atual, mas sim qualquer produto que representasse algo vital e atendesse a necessidade das sociedades primitivas para a aquisição de bens e produtos. Os nômades não conheciam moeda, porém quando desejavam algo recorriam àtroca direta, conhecido como escambo. As moedas usadas para escambo eram o açúcar, algodão, amêndoa, animais, arroz, bacalhau, búzios, cacau, dentes de animais, espetos, esteiras, mogno, peixes, peles, pérolas, sal, seda, tartarugas, grãos de cevada, telas, tecidos e até pedras gigantes. A moeda é conceituada como intermediária de trocas, que representa um poder de aquisição desde o momento em que édada em pagamento de outra transação.
Atualmente temos diferentes definições de moeda:
Dinheiro- que são as notas de papel.
A moeda- peça metálica.
Moeda escritural- cheques bancários, cheques postais, ordens de pagamento.
Antigamente a moeda possuía um valor real, dependia do metal que era feita, hoje a maioria dos países usam moedas de valor nominal, já que seu valor não corresponde ao metalque é produzida.
As principais funções da moeda são:
* Intermediária de trocas: Superação do escambo, operação de economia monetária, melhor especialização e divisão social do trabalho, transações com menor tempo e esforço, melhor planejamento de bens e serviços;
* Medida de valor: Unidade padronizada de medida de valor, denominador comum de valores, racionaliza informações econômicasconstrói sistema agregado de contabilidade social, produção, investimento, consumo, poupança;
* Reserva de valor: Alternativa de acumular riqueza, liquidez por excelência, pronta aceitação consensual;
* Função liberatória: Liquida débitos e saldam dívidas, poder garantido pelo Estado;
* Padrão de pagamentos: Permite realizar pagamentos ao longo do tempo, permite crédito e adiantamento,viabiliza fluxos de produção e de renda;
* Instrumento de poder: Instrumento de poder econômico conduz ao poder político, permitindo manipulação na relação Estado-Sociedade;

COMO A MOEDA SE DIFUNDIU NO BRASIL
Em 1568 o rei de Portugal Dom Sebastião determinou a circulação de moedas portuguesas no Brasil, moedas estas que eram o Pau-Brasil, o açúcar e o ouro, que foram as formadoras dos cicloseconômicos no Brasil colônia. Entre os anos de 1645, 1646 e 1654 foram cunhadas as primeiras moedas no Brasil. Somente em 1694 foi criada a primeira Casa da Moeda na Bahia. Entre 1695 e 1698 foram criadas as primeiras moedas para uso exclusivo na colônia.
Na primeira metade do séc. XIX, a moeda mais comum era a de cobre, durante o reinado de D. Pedro II, entretanto, começaram a circular com igualfreqüência as de ouro, prata e bronze. As moedas de ouro eram: dobrão (12 patacas ou 12 mil-reís); meio dobrão (6 patacas ou 6 mil-reís);patacas( 4 mil-reís, 2 mil-reís e mil-reís. As de prata:patacas (960, 610, 320 e 80 reís). As de cobre:vinténs (40 e 20 reís). E as de bronze (40,20,e 10 reís).
Na Casa da Moeda no Rio de Janeiro em 1703 foram cunhadas as primeiras moedas para uso no ReinoUnido, portanto válidas também em Portugal.
As cédulas, na forma em que se conhecem hoje, apareceram em 1808, com a fundação pelo príncipe regente D. João, do primeiro Banco do Brasil.
O real ou reís foi criado em 1112 em Portugal. Mas mais ou menos um século depois ocorreu a grande mudança, mais precisamente em 1942, com o corte de três zeros e a mudança de mil-reís para cruzeiro, nesta épocahavia 40 valores de moedas cada uma com se material circulando 5 de prata, 14 de bronze alumínio e22 de níquel. Em 1965 aconteceu outra reforma monetária, pois o governo lutava contra uma inflação que estava quase chegando a índices absurdos, novamente cortou-se os três zeros e aí surgiu o cruzeiro novo.
Em marco de 1970, o cruzeiro renasceu - só que, desta vez, sem a retirada de três zeros. Ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da Moeda
  • História da Moeda
  • Historia das moedas
  • Historia da moeda
  • historia da moeda
  • História da moeda
  • A historia da moeda
  • A História da moeda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!