A história da metrologia dimensional

Páginas: 6 (1373 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
Coordenação da Curso Superior em Automação Industrial Disciplina Metrologia

História da Metrologia Dimensional

Alunos:

Goiânia (GO), abril 2005.

1. Resumo: Com a elaboração deste trabalho, entendemos que a metrologia, desempenha um papel fundamental, pois reflete na qualidade de nossos produtos e serviços, pois a partir daí descobrimos os diferentes sistemas de medidas lineares. Aolongo da pesquisa, mostraremos como se deu a evolução do sistema metrológico. 2. Objetivo Este relatório tem o objetivo, de apresentar uma pesquisa sobre a Historia da Metrologia Dimensional, buscando bases de sua origem e evolução. Mostraremos como se deu a origem de varias medidas, que datam de mais de 4.000 anos atrás. Estas que surgiram dentro de diversas civilizações e algumas até hoje aindasão usadas por determinados paises. Mostraremos também a evolução do sistema de medidas lineares, que antes eram baseadas em partes do corpo humano, quando em um movimento pela padronização buscouse uma referência na natureza. 3. Fundamentação Teórica Segundo a REMPI (2005), Metrologia é a ciência das medições, abrangendo todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida noprocesso produtivo, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos e da realização de ensaios. Há necessidade de medir comprimentos vêm de longos tempos. As primeiras unidades de medição estavam baseadas em partes do corpo humano, que eram referências universais, pois ficava fácil chegar-se a uma medida que podia ser verificada por qualquer pessoa. Assimsurgiram medidas como a polegada, o palmo, o pé, a jarda, a braça e o passo (Figura 01).

Figura 01 – Medidas baseadas em partes do corpo humano. (Telecurso 2000, 2000).

2

O Antigo Testamento da Bíblia é um dos registros mais antigos da história da humanidade. E lá, no Gênesis, lê-se que o Criador mandou Noé construir uma arca com dimensões muito específicas, medidas em côvados e éequivalente a três palmos, aproximadamente, 66 cm (Figura 02).

Figura 02 – O côvado equivale a 3 palmos (Telecurso 2000, 2000). Em geral, essas unidades eram baseadas nas medidas do corpo do rei, sendo que tais padrões deveriam ser respeitados por todas as pessoas que, naquele reino, fizessem as medições. Ainda hoje algumas dessas medidas continuam sendo empregadas, principalmente em maquinas,ferramentas e até no futebol. Abaixo temos a conversão de algumas dessas unidades em centímetros (Tabela 01). Tabela 01 - Conversão de unidades. 1 polegada “inch” 1 pé “ft” 1 jarda “yd” 2,54 cm 30,48 cm 91,44 cm

Há cerca de 4.000 anos, os egípcios usavam, como padrão de medida de comprimento, o cúbito: distância do cotovelo à ponta do dedo médio (Figura 03).

Figura 03 – O cúbito usado no Egito(Telecurso 2000, 2000). Como as pessoas têm formas e tamanhos diferentes, o cúbito variava de uma pessoa para outra. Diante desse problema, os egípcios resolveram criar um padrão único: em lugar do próprio corpo, eles passaram a usar, em suas medições, barras de pedra com o mesmo comprimento. Foi assim que surgiu o cúbito-padrão. Com o tempo, as barras passaram a ser construídas de madeira, parafacilitar o transporte. Como a madeira logo se gastava, foram gravados comprimentos equivalentes a um cúbito-padrão nas paredes dos principais templos. Na França, no século XVII, ocorreu um avanço importante na questão de medidas. A Toesa, que era então utilizada como unidade de medida linear, foi padronizada em uma barra de ferro com dois pinos nas extremidades e, em seguida, chumbada na paredeexterna do Grand Chatelet, nas proximidades de Paris. Uma toesa é equivalente a seis pés, aproximadamente, 182,9 cm. Entretanto, esse padrão também foi se desgastando com o tempo e teve que ser refeito. Surgiu, então, um movimento no sentido de estabelecer uma unidade natural, que pudesse ser encontrada na natureza sendo facilmente copiada, constituindo um padrão de medida. Havia

3

também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Metrologia Dimensional
  • Metrologia dimensional
  • Metrologia dimensional
  • Metrologia dimensional
  • Metrologia Dimensional Tópico 2
  • Metrologia
  • História da metrologia
  • Metrologia Dimensional – Determinação de Erros de Medição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!