A história da música

Páginas: 13 (3028 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
A História da Música
* O Nascimento da Música

Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano. O homem pré-histórico descobriu os sons que o cercavam no ambiente e aprendeu a distinguir os timbres característicos da canção das ondas se quebrando na praia, da tempestade se aproximando e das vozes dos váriosanimais selvagens.
Os sons da natureza fascinavam os homens das cavernas, pois os mesmos tentavam imitar os sons que ouviam, como o sopro dos ventos, o ruído das águas e o canto dos pássaros. Assim, estranhos sons tirados da garganta constituíram uma forma rudimentar de canto, que, junto com o ritmo, resultaram na mistura de palmas e roncos, pulos e uivos, batidas e berros.
O homem das cavernasdava à música um sentido religioso. Associada à dança, a música assumia um caráter de ritual, pelo qual as tribos reverenciavam o Desconhecido, agradecendo-lhe a abundância da caça, a fertilidade da terra e dos homens. Eles buscavam também celebrar fatos da sua realidade: vitórias na guerra, descobertas surpreendentes.
Mais tarde, em vez de usar só as mãos e os pés, passaram a ritmar suas dançascom pancadas na madeira, primeiro simples e depois trabalhadas para soarem de formas diferentes. Surgia, assim, o instrumento de percussão.

* Os Primeiros Instrumentos

Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos.
Ostambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos. Eram utilizados para comunicação à distância e em rituais religiosos. A partir daí, surgiram os instrumentos de cordas. A harpa, por exemplo, teria sido originada dos arcos de caça quando faziam barulho ao roçarem nas cordas.
Aos poucos, esse som virou música. Dessa mesma descoberta surgiu a lira, oinstrumento favorito dos gregos para acompanhar a leitura. Há quem diga que tem origem no início da história dos povos. Era o símbolo de Apolo, o deus da música e da poesia.

* A Música Medieval (Até cerca de 1450)

Na Idade Média a música era muda, isto é, não existia o conceito de tonalidade.
Por volta do século VIII, surgiram as notas musicais(ut – mais tarde chamada de dó -, ré, mi,fá, sol, lá e Sá – mais tarde chamado de si -), criadas pelo monge italiano Guido D'Arezzo(995 - 1050).
No século XI surge a pauta ou pentagrama, utilizado para escrever as músicas, pois antes a mesma era cultivada por transmissão oral. No final do século XII, aparece a notação rítmica ou escrita musical.
No século IX, apareceu a polifonia ou música polifônica. A polifonia era considerada umatécnica compositiva que produz uma textura sonora específica, onde duas ou mais vozes se desenvolvem simultaneamente.
Dentre os séculos IX e XIV, desenvolve-se o "Canto Gregoriano", também chamado de "Cantochão"ou "Monodia Gregoriana", caracterizado por ser um conjunto de melodias cantadas, sem acompanhamento musical, muito usadas nas missas, tendo se tornado a música oficial da Igreja CatólicaRomana.
Na baixa Idade Média surgiu a música profana, que é o oposto do Canto Gregoriano, ou seja, era toda música feita sem o intuito religioso. Como exemplos de músicas profanas temos: canções de amor, sátiras políticas, dentre outros.

Os principais instrumentos utilizados na Idade Média são: Flauta Reta, Flauta Transversal, Cornamusa, Viela de Arco, Viela de Roda, Alaúde, Harpa, Percussão,Flauta Dupla, Saltério e Rabeça.

* Música Renascentista (1451 – 1600)

Neste período os compositores desejavam escrever música secular sem se preocupar com as práticas da Igreja. Sentiam-se atraídos pelas possibilidades da escrita polifônica, na qual cada voz podia ter sua própria linha melódica.
Assim, a música renascentista caracterizou-se por ser de estilo polifônico.
Os chamados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • música história da música e do jazz
  • História da Música
  • Historia da musica
  • a historia da musica
  • Historia da música
  • historia da musica
  • Historia da musica
  • historia das musicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!