A HISTÓRIA DA HISTÓRIA - Resumo

Páginas: 11 (2651 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2013
UFPI – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI (Campus Picos)
Disciplina: Introdução aos Estudos Históricos
Aluna: Alice Luisa Barros de Alencar
Professor: Francisco Nascimento









RESUMO












Picos - PI, 2013.
A HISTÓRIA DA HISTÓRIA
A pré-história da história
No texto história da história o autor inicia explicando o surgimento da palavra “história”, século VI, quetem origem grega, que significa investigação e informação. Quanto a surgimento da história propriamente dita, temos inúmeros pontos de vista. Desde que a mesma surgiu na região Mediterrânea, a de que os fatos acontecidos, relacionados a explicações mágicas e religiosas eram os responsáveis pela tal. Estes eram aceitos devido à presença do mito. O mito tem uma função muito específica.Mas nem sempre é utilizado na simbologia correta, porque também é usado em referência as crenças comuns que não tem fundamento objetivo ou cientifico. Sendo transmitido sempre oralmente de geração a geração. As fontes históricas entre o IV e III milênios antes de Cristo (a.C), existiram em sociedades mais complexas, que detinham de um governo mais centralizado. São elas: a escrita de inscrições,listas de sacerdotes, cerimônias religiosas, dentre outras. Os Reis eram representantes dos deuses e seus atos eram representados em anais. Quanto a respeito da origem da vida, duas civilizações ganham destaque: a Egípcia e a Mesopotâmica. As duas vangloriavam deuses, nas suas mais distintas atribuições divinas. Já na Grécia, por volta do I milênio antes de Cristo (a.C), o mito é conotado deforma diferente. Encontrá-los-emos na poesia, por exemplo: Ilíada.
O aparecimento da história
As civilizações naquela época eram muito itinerantes e trocavam muitas informações em suas passagens pelas diversas regiões. Devido a esses ‘’ transtornos’’ de informações, os historiadores apareceram para que fatos históricos não se perdessem. Com o passar do tempo, os mesmos, indagavam seuscontemporâneos e escreviam a história e os fatos como eles eram vividos e falados. A história como forma de explicação, nasce unida à Filosofia. Desde sempre foram ligadas uma a outra. A busca pela realidade imediata ganha ênfase dentre os cidadãos gregos. Lembrando que a partir do momento em que o homem assume o estado de historiador deve preservar a imparcialidade, sobretudo e sobre todos.
Ahistória teológica
Segundo o autor, essa é uma visão unificada da humanidade. Tendo como base a desestruturação do Império Romano, seguindo com a difusão da religião judaico-cristã. O processo histórico é terminantemente ligado ao Cristianismo. É tanto que toda a cronologia do nosso passado é feita relativamente à vinda do Filho de Deus, Jesus Cristo. Mesmo embasada na cronologia linear, a históriaaproxima-se novamente do mito, seguindo o Plano da Providência Divina e também cosmogônica. Dividindo em dois planos: superior (Deus) e o inferior (homens). As pessoas ‘’sofreram’’e ‘’sofrem’’ constantemente influencia do Cristianismo no modo de vida, valores, atividades culturais, etc. Nos séculos iniciais da Idade Média, a maior parte da população viva no campo. Somente os membros do Clerosabiam ler e escrever. Porém em meados do século XII, com o renascimento urbano e comercial, a escrita passa a ser mais ‘’acessível’’, surgindo mesmo que timidamente registros de comerciantes particulares, diários de menestréis, etc. Neste período a parcialidade era evidente. Os cronistas escreviam para quem os empregava. Não existia uma preocupação em transmitir os fatos verídicos.

A erudição, arazão e o progresso na história.
Em plena crise do feudalismo, ocorre o surgimento da sociedade europeia ocidental, no século XVI. O humanismo tenta colocar o homem como centro do universo, divergindo da sociedade. Impondo-se lentamente desde o fim da Idade Média, pois o conhecimento não parte mais de uma revelação divina, mas de uma explicação da razão. O racionalismo se impõe daí em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hISTORIA DO ENSINO DE HISTORIA RESUMO
  • resumo historia
  • Resumo história
  • Resumo de historia
  • Resumo historia
  • resumo historia
  • resumo historia
  • Resumo de história

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!