A história da filosofia

Páginas: 9 (2185 palavras) Publicado: 10 de maio de 2011
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO

CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE NÍVEL MÉDIO EM EDIFICAÇÕES

PROFESSOR: ERNESTO CHARPINEL
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: M01

ALUNO: FORTUNATO REBLIN ULIANA – Nº 09

A HISTÓRIA DA FILOSOFIA:
DOS GREGOS ATÉ OS DIAS ATUAIS.

NOVA VENÉCIA – ES
ABRIL DE 2011

“A historia da filosofia e a historia dos problemas filosóficos,das teorias filosóficas e das argumentações filosóficas. É sempre a historia de novas tentativas de versar sobre questões inevitáveis, na esperança de conhecer sempre melhor a nos mesmos e de encontrar orientações para nossa vida e motivações menos frágeis para nossas escolhas.”

A filosofia tem como objetivo a totalidade das coisas e nisto confina com a religião; usa um método racional, enisto tem contatos com a ciência; além disso, tem como escopo a contemplação da verdade, ou seja, o conhecimento da verdade enquanto tal, e nisto se diferencia das artes, que tem intuito provavelmente prático.

Ela é considerada pela quase totalidade dos estudiosos como criação própria do gênio dos gregos. A filosofia surgiu na Grécia porque justamente na Grécia formou-se uma temperatura espiritualparticular e um clima cultural e político favoráveis, como podemos citar abaixo:

* A poesia;
* A religião;
* As condições sociopolíticas adequadas.

Os Pré Socráticos

São conhecidos como filósofos da Grécia Antiga que antecederam a Sócrates. Tinham como escopo especulativo o problema cosmológico, e buscavam o princípio das coisas.

* Tales de Mileto (fim do VII -primeira metade do sec. VI a.C.) é o criador, do ponto de vista conceitual (mesmo que não ainda do ponto de vista lexical), do problema concernente ao "principio", ou seja, a origem de todas as coisas.
* Anaximandro de Mileto (fim do VII - segunda metade do sec. Vl) foi provavelmente discípulo de Tales e continuou a pesquisa sobre o principio. Criticou a solução do problema proposta pelo mestre,salientando sua incompletude pela falta de explicação das razões e do modo pelo qual do principio derivam as coisas.
* Anaxímenes de Mileto (sec. VI a.C.), discípulo de Anaximandro, continua a discussão sobre o princípio, mas critica a solução proposta pelo mestre: o arché é o ar infinito, difuso por toda parte, em perene movimento.O ar sustenta e governa o universo, e gera todas as coisas,transformando-se mediante a condensação em água e terra, e em fogo é pela rarefação.
* Heráclito de Efésio (?)
* Empedócles de Agrigento (490-430 a.C.)
* Demócrito de Abdera (460-370 a.C.)
* Xenofanes de Colofon (século IV a. C)
* Pitágoras de Salmos (570-490 a.C.)
* Parmênides de Eléia (510-470 a.C.)
* Zenão de Eléia (488-430 a.C.)

Período Clássico Greco – Romano ouPeríodo Socrático

Sócrates (469-399 a.C.) é considerado o marco divisório da historia da filosofia grega, apesar de nada ter escrito, ele renovou todo o pensamento filosófico, com a maiêutica e a dialética chegaríamos à verdadeira sabedoria, se opôs aos sofistas( que utilizavam a arte de persuadir e argumentação). A pergunta essencial que ele tentava responder era “O que é a essência do homem?” Erespondia dizendo que o homem é a sua alma, entendendo-se “alma”, aqui, como a sede da razão, o eu consciente, que inclui a consciência moral e intelectual, que por sua vez distingue o ser humano dos outros seres. Por tanto o autoconhecimento era um dos pontos principais da filosofia Socrática, tanto que a recomendação básica de Sócrates os seus discípulos era “Conhece-te a ti mesmo.” As principaiscaracterísticas desse período são os problemas metafísicos.
Sofistas eram professores ou conselheiros itinerantes, e, estavam dispostos, a troco de dinheiro, a ensinar muitos tipos de proficiência e a servir de conselheiros em vários assuntos. Como não havia, em Atenas, um sistema público de ensino superior, cabia aos sofistas a instrução dos jovens que podiam pagar os seus serviços nas artes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da filosofia
  • A história da filosofia
  • Filosofia da história
  • historia da filosofia
  • historia da filosofia
  • historia filosofia
  • Filosofia da historia
  • a história da filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!