A história da eletricidade.doc

Páginas: 5 (1221 palavras) Publicado: 28 de junho de 2011
A HISTÓRIA DA ELETRICIDADE

O estudo da eletricidade se iniciou na Antigüidade, por volta do século VI a.C, com o filósofo e matemático grego Tales de Mileto. Ele, dentre os maiores sábios da Grécia Antiga, foi quem observou o comportamento de uma resina vegetal denominada de âmbar, ao atritar essa resina com tecido e/ou pele de animal, Tales percebeu que daquele processo surgia umaimportante propriedade: o âmbar adquiria a capacidade de atrair pequenos pedaços de palha e/ou pequenas penas de aves. Em grego, a palavra elektron significa âmbar, a partir desse vocábulo surgiram as palavras elétron e eletricidade.
Apesar desse feito, nada foi descoberto por mais de vinte anos, ficando dessa forma, intactas as observações de Tales de Mileto. No século XVI, o médico da rainhaElizabeth I, da Inglaterra, Willian Gilbert, descobriu que era possível realizar a mesma experiência de Tales com outros materiais. Nessa época o método da experimentação, criado por Galileu Galilei, começou a ser utilizado. Gilbert realizou vários estudos e experiências, sendo uma delas as formas de atrito entre os materiais. quem demonstrou, pela primeira vez, que o relâmpago é um fenômenoelétrico, através da sua famosa experiência com uma pipa (papagaio). Ao empinar a pipa num dia de tempestade, Franklin consegue obter efeitos elétricos através da linha e percebe então que o relâmpago resultava do desequilíbrio elétrico entre a nuvem e o solo. A partir dessa experiência, ele produz o primeiro pára-raios. No final do século XVIII, importantes descobertas no estudo das cargas estacionáriasforam conseguidas com os trabalhos de Joseph Priestley, Lord Henry Cavendish, Charles Augustin de Coulomb e Siméon-Denis Poisson. Os caminhos estavam abertos e em poucos anos os avanços dessa ciência foram espetaculares.
Qualquer tipo de matéria é formada por átomos. Estes são tão minúsculos que nenhum microscópio comum permite vê-los. Uma fileira de dez milhões de átomos não chega a medirum milímetro. Contudo, os átomos não são as menores partículas da matéria: eles próprios se compõem de partículas ainda menores, chamadas partículas subatômicas. No centro de todo átomo existe um conjunto formado por dois tipos de partículas: os prótons e os nêutrons. Esse conjunto de partículas é o núcleo do átomo. À volta deste núcleo, como se fossem satélites, giram os elétrons, partículas emmovimento permanente. As trajetórias desses elétrons se organizam em camadas sucessivas chamadas órbitas eletrônicas.
No estado sólido, os átomos dos metais _ e de alguns semimetais; se agrupam de forma geométrica ordenada, dando origem às células grades, ou retículos cristalinos.
A força que mantém os átomos unidos é chamada Ligação Metálica.
Segundo a Teoria da Nuvem Eletrônica, alguns átomosdo metal “perdem” ou “soltam” elétrons de suas ultimas camadas: esses elétrons ficam “passeando” entre os átomos dos metais que funcionam como uma “cola” que os mantém unidos.
Em virtude de sua estrutura e forma de ligação, os metais apresentam uma série de propriedades características:
· Brilho metálico;
· Condutividade térmica ou elétrica: is elétrons livres permitem o fluxo rápido do calore eletricidade através dos metais;
· Alto ponto de fusão;
· Resistência à atração _ às forças que tendem a alongar uma barra metálica;
· Maleabilidade: propriedade de se deixar reduzir a chapas e laminas bastante finas, através do processo de laminação;
· Ductibilidade: propriedade de se deixar reduzir a fios, através da trefilação.
Ligas Metálicas são uniões de dois ou mais metais, podendoainda incluir semimetais ou não-metais, mas sempre com predominância dos elementos metálicos.
Pode-se dizer que as ligas metálicas têm maiores aplicações praticas que os próprios metais puros. Exemplos:
· O aço é uma ligação de ferro e carbono.
· O aço inoxidável, além de ferro e carbono, contém também níquel e cromo.
· O bronze é uma liga de cobre e estanho.
· O latão é uma liga de cobre e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • minha história nossa historia
  • HISTÓRIAS NOSSAS HISTÓRIAS
  • Historia da Historia
  • Historia das historias
  • historia e historia
  • a historia da historia
  • historia da historia
  • histórias nossas histórias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!