A história da contabilidade

Páginas: 6 (1272 palavras) Publicado: 8 de maio de 2011
DESENVOLVIMENTO:

A HISTÓRIA DA CONTÁBILIDADE

A história da contabilidade é muito antiga, esta relacionada às primeiras manifestações humanas e surgiu da necessidade de proteção à posse e de perpetuação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
A origem da contabilidade está ligada à necessidade de fazer registros de tudo o queocorria no seu dia a dia principalmente na parte comercial.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses.
Foi pensando no futuro que o homem começou a fazer os seus primeiros registros, à medida que as operações econômicas se tornavam complexas o seu controle iria melhorando.
Noperíodo medievais diversas inovações na contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja, mas somente na Itália que surge o termo Contabilitá.
Podemos resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma:

COTABILIDADE DO MUNDO ANTIGO: Período que se inicia com as primeiras civilizações a vai até 1202 da era Cristã, quando apareceu o Líber Abaci, da autoria LeonardoFibonaci, o Pisano.

COTABILIDADE DO MUNDO MEDIEVAL: Período que vai de 1202 da era Cristã até 1494, quando apareceu o Tratactus de Computis et scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo, publicado em 1494, enfatizando que a teoria contábil do débito e do crédito correspondesse a teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entreos ramos do conhecimento humano.

CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO - período que vai de 1494 até 1840, com o aparecimento da Obra "La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche”, da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.
CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO - período que se inicia em 1840 e continua até os diasde hoje.
PERÍODO ANTIGO
A Contabilidade empírica, praticada pelo homem primitivo, já tinha como objeto, o Património, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos.
Os primeiros registos processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registos, utilizandogravações e outros métodos alternativos.
O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra "Conta" designa o agrupamento de itens da mesma espécie.As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem conseguiu fazer os seusprimeiros desenhos e gravações. Os primeiros controles eram estabelecidos pelos templos, o que perdurou por vários séculos.
Os súimero-babilónios, assim como os assírios, faziam os seus registos em peças de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tábuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centímetros, tendo faces ligeiramente convexas.
Os registos combinavam ofigurativo com o numérico. Gravava-se a cara do animal cuja existência se queria controlar e o numero correspondente às cabeças existentes.
Embora rudimentar, o registo, em sua forma, assemelhava-se ao que hoje se processa. O nome da conta, "Matrizes" , por exemplo, substituiu a figura gravada, enquanto o aspecto numérico se tornou mais qualificado, com o acréscimo do valor monetário ao quantitativo.Esta evolução permitiu que, paralelamente à "Aplicação", se pudesse demonstrar, também, a sua "Origem".
Na cidade de Ur, na Caldéia, onde viveu Abraão, personagem bíblico que aparece no livro Gênesis , encontram-se, em escavações, importantes documentos contábeis: tabela de escrita cuneiforme, onde estão registadas contas referentes á mão-de-obra e materiais, ou seja, Custos Diretos. Isto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia da contabilidade
  • Historia da contabilidade
  • Historia da contabilidade
  • Historia contabilidade
  • historia da contabilidade
  • A História da Contabilidade
  • História da Contabilidade
  • História da contabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!