A história da contabilidade pública no brasil

Páginas: 9 (2053 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SÉRGIO ESTRELA JÚNIOR

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTABILISTA



João Pessoa
2010
SÉRGIO ESTRELA JÚNIOR

CÓDIGO DE ÉTICAPROFISSIONAL DO CONTABILISTA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

João Pessoa
2010
SÉRGIO ESTRELA JÚNIOR

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTABILISTA

O trabalho apresentado é requisito para avaliação da disciplina de História do Pensamento Contábil do Bacharelado em Ciências Contábeis – UFPB/CAMPUS I, Sob orientação da Profª. Victoria.

Orientador (a): Profª: Victoria PuntrianoZuniga

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
João Pessoa
2010
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 07
2. JUSTIFICATIVA 08
3. OBJETIVOS 10
3.1 GERAL 10
3.2 ESPECÍFICOS 11
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
5. REFERÊNCIAS 13















RESUMO

Para Fabio Besta (1880) a contabilidade representava a ciência do controle econômico.Que se compunha de duas partes: uma responsável pelo registro contábil dos momentos da administração econômica e sua efetivação por meio de escrituração e a outra representava a revelação das partidas dobradas dos fatos administrativos em conexão com os critérios organizacionais articulados de acordo com os mecanismos de controle inerentes à escrituração contábil.

Besta, entendia que acontabilidade tinha a missão de atender as seguintes fases: primeiro estabelecer um ponto de partida para tornar possível a análise dos resultados da gestão; em segundo lugar acompanhar a gestão evidenciando os fatos ocorridos que julga o trabalho administrativo e a terceira fase demonstrar os resultados finais da administração econômica para a devida aprovação ou rejeição da gestão.

Igualmenteconsiderava que o patrimônio deveria ser representado por uma grandeza mensurável e variável, isto é, demonstrado por uma soma de valores positivos e negativos.

Classificou as funções de controle econômico (ou de contabilidade) conforme o momento em que ocorriam com referência aos fatos administrativos e de acordo com a sua natureza.

As contribuições desta escola à comunicação contábil foram: ocontrole que significava um melhor estudo substancial das operações da entidade para estabelecer se as mesmas estavam sendo desenvolvidas de acordo com critérios de conveniência econômica que devem guiar a conduta de uma entidade; A informação contábil servia como uma base para a análise da gestão passada e como instrumento de informação para previsões futuras; O desenvolvimento sistemático deprincípios que informavam sobre o patrimônio das entidades, sobre seus inventários, avaliações de bens, orçamentos e demonstrações contábeis. E os principais personagens foram: Besta, Alfieri, Ghidiglia, Rigobon, D’Alvise e Lorusso.
APRESENTAÇÃO

O presente trabalho é uma exigência acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa-PB, apresentado aProfessora da disciplina História do Pensamento Contábil, como requisito parcial para obtenção de conceito avaliativo.
Teve como objetivo reunir alguns dispositivos contextuais do Pensamento Contábil, especialmente buscar compreender a Escola Controlista, e o impacto da mesma sobre outros contextos da contabilidade. Este tema veio proporcionar maior conhecimento sobre uma das principaiscorrentes, que teve como principal mentor Fábio Besta, criador das novas formas de estudos da Contabilidade, contribuiu muito para o desenvolvimento da Ciência Contábil.

1. INTRODUÇÃO

Antes da apresentação do conteúdo proposto, ou seja, o Controlismo, uma das correntes de pensamento contábil, deve-se entender o porquê do seu surgimento em relação aos acontecimentos no campo científico da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história da contabilidade e a contabilidade no brasil
  • historia da contabilidade publica
  • historia da saúde publica no brasil
  • HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
  • Historia Da Saude Publica No Brasil
  • História Das Políticas Públicas No Brasil
  • Historia da Saúde Pública no Brasil
  • A Historia da Saúde Pública no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!