A história da ciência bbc

Páginas: 11 (2525 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA

EPISÓDIO 1
Muitas dúvidas ainda perseguem a humanidade, como: do que o Mundo é feito? ou de onde viemos? O começo da busca por essas respostas começa na história da ciência. A ciência, envolve tudo o que está ao nosso redor, desde a mesa em que usamos para colocar a comida até a máquina de pão que está na padaria, a qual faz o pão gostoso e quentinho de todas as manhãs.Na história da ciência houveram diversas revelações surpreendentes, mas o poder, a paixão, o acaso e a disputa tiveram papéis importantes. Nós fazemos parte de uma imensa galáxia chamada Via Láctea, que contém bilhões de estrelas. Graças á ciência, hoje já fomos para a lua e mandamos satélites para Marte, mas mesmo com toda essa tecnologia, nosso universo ainda é um lugar de estranheza emistério.
Em Praga, no começo do século XVII, houve um momento decisivo na criação da ciência moderna. Forças de mudanças religiosas e política assolavam o continente europeu, um tempo violento e perigoso; na época, Praga era um grande centro de poder e cultura, o Imperador queria novas descobertas, para impressionar os governantes vizinhos. A grande riqueza da cidade, atraiu um ilustre astrônomo: TychoBrahe, um nobre dinamarquês apaixonado observador de estrelas.
Tycho construiu um grande observatório e durante mais de 20 anos comprometido com seu trabalho, reuniu um conjunto de provas singular que com o tempo revelaria o segredo do movimento dos planetas. O astrônomo registrava a hora e a posição da lua durante a noite, não apenas da lua mas as coisas que surgiam no céu e utilizava oastrolábio, o que foi muito importante na história da ciência.
Na Grécia Antiga, no Templo de Apolo, havia o ônfalo, uma pedra que marcava o centro do Mundo, e para muitos gregos, o centro do cosmos.
Ao longo dos tempos, os filósofos gregos debateram sobre a forma do universo e o que haveria lá fora, até que uma determinada visão tornou-se predominante. No século IV a.C, vários gregos criaram um modelode universo, tentando responder as diversas dúvidas da humanidade sobre suas origens, tal modelo dizia que a Terra era fixa e tudo girava ao seu redor, em círculos gigantes perfeitos. As órbitas circulares perfeitas dos outros planetas refletiam a perfeição dos deuses que os haviam criado, mas era errada.
Uma descoberta, feita há pouco mais de um século, dá uma noção da visão grega dos cosmos,foi o resultado de uma tempestade estranha, atingido por um vento forte, um grupo de mergulhadores de esponja, se refugiou na pequena ilha grega de Anticítera; quando a tempestade acalmou, um dos mergulhadores decidiu explorar as águas desconhecidas, não havia esponjas, mas espalhados no fundo do mar estavam os restos de um antigo naufrágio. Sua carga tinha 2 mil anos; também acharam um estranhomecanismo de bronze, que na verdade é um dos mais importantes tesouros do mundo antigo. É um instrumento científico muito bem projetado, mas a sua finalidade é um enigma.
Michael Wright passou mais de 20 anos tentando criar um modelo do original e entender seu funcionamento. O mecanismo do aparelho, ilustra como os gregos lidaram com um complicado problema astronômico; os planetas às vezes pareciamse mover para trás no céu noturno, mas na maioria das vezes, eles se movimentam para frente, alguns rapidamente. Todos os planetas têm as fases de se mover para trás e tal instrumento reproduz esse comportamento, e preservou a crença geocêntrica.
Essa crença dos cosmos foi uma das crenças mais duradouras da história humana, e foi adotada pela Igreja Católica na Europa. Seria necessária umamudança radical para extirpá-la, e isso foi provocado por uma grande força histórica: A Reforma. Começou como uma revolta contra os abusos da Igreja Católica, e acabou dividindo a Europa Ocidental em duas, católica e protestante. O movimento protestante destacou o papel do indivíduo fora da autoridade da Igreja; A Reforma permitiu o questionamento da autoridade.
As guerras e a violência que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história da ciência
  • A história da bbc
  • A história da ciência
  • Relatório vídeo bbc: história da ciência o que há lá fora (parte 6)
  • Bbc uma historia volatil
  • A história da eletricidade BBC Parte 1
  • História da eletricidade BBC de Londres Resumo
  • Resenha do documentário da BBC: História da Matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!