A história da arte contemporânea

Páginas: 3 (664 palavras) Publicado: 25 de maio de 2011
raços gerais, o filme American History X (América Proibída) procura evidenciar, com o decorrer dos acontecimentos, o lado mais forte do racismo exacerbado. Neste âmbito, a acção desenrola-se em tornode uma pacata família americana salientando, através de "flashbacks" entre o passado e o presente, episódios marcantes e decisivos para os membros dessa mesma família, nomeadamente para Derek (ofilho mais velho) e para Danny (o filho mais novo). Notória, é também a relação que estes jovens estabelecem com uma terceira personagem (Cameron) e que vai condicionar o rumo das suas vidas, bem como odos acontecimentos da história na sua globalidade.

Analisando o argumento um pouco mais ao pormenor, a acção centra-se na personalidade do jovem Derek (Edward Norton) e na sua exteriorização - o seuquotidiano citadino. A América que nos é exibida é um país contemporâneo, bastante heterogéneo, não só a nível racial, como também a nível de emigração. Como resultado, estamos na presença de umanação que, apesar de ser uma enorme potência mundial, padece das mazelas causadas pelo êxodo africano e hispânico.

Em consequência desta situação, surgem desigualdades sociais, discrepâncias económicase pequenos nichos de frustração individual.

É precisamente a frustração individual de Derek, um skinhead repleto de ódio e fúria por todos os que são diferentes de si, que vai fazer com que dediquea sua vida à brutalidade. A aversão a outras raças dispara com a morte do seu pai, altura em que ele estabelece como principio primordial da sua existência a supremacia branca perante as demaisraças. Cameron, fazendo uso de um discurso persuasivo e com uma personalidade hipócrita e sem escrúpulos, era o mentor ideológico de muitos jovens e principalmente de Derek, dada a sua capacidade deliderança (do gang). Era com audácia e mestria que este guia se aproveitava da frustração das pessoas, principalmente as de personalidade mal formada, levando-as a transformar a sua terra num verdadeiro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estética e História da Arte Contemporânea
  • história e arte moderna e contemporânea
  • HIstoria da Arte Contemporanea
  • História da Arte Contemporânea
  • Historia de arte contemporanea
  • Resumo: arte contemporânea: uma história concisa micheael archer
  • resenha ARTE CONTEMPORÂNEA UMA HISTÓRIA CONCISA
  • Arte Contemporânea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!