A história da arquitetura e urbanismo em são paulo

Páginas: 20 (4899 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL






Monografia: Arquitetura e Urbanismo












“História da Arquitetura e Urbanismo
em São Paulo”






Profª Priscila Henning
Lucas Miranda da Rocha............RGM 19180-9
Paulo Naveni.............................. RGM
Este trabalho tem por objetivo mostrar um histórico de intervenções urbanísticas na cidade de São Paulo.As intervensões urbanas destacadas neste trabalho se referem a quatro grandes períodos que marcaram a cidade por suas características e mudanças. Portanto, antes desses períodos, São Paulo era considerada uma vila sem muita importância, uma cidadela simples que não se comparava a outras grandes cidades brasileiras como Rio de Janeiro ou Manaus, cujas populações eram superiores à paulistana até oséculo XIX.

Primeira Fase: Estético-Sanitarista


O primeiro período de grande mudança é classificado como período estético-sanitarista. Neste período São Paulo passou a obter a função de ser um centro agro – exportador muito devido à sua importância como capital da província que começava a lucrar com o café. Muitos investimentos foram aplicados justamente nesse período e é interessanteobservar que o capital estrangeiro começava compor as mudanças na paigasem, assim já desde o princípio houve a articulação entre o poder público e grandes companhias para estruturar o espaço urbano, trazendo à capital paulista um modelo urbanístico de cidade inspirado em Paris.
Portanto, a fase estético-sanitarista se preocupou em trazer melhorias que permitissem um ambiente mais “limpo” àcidade. São Paulo, que até então tinha uma cara de “cidade pacata” desenvolve-se devido às melhorias trazidas pelo então presidente da Província (função de prefeito do município) João Teodoro (1872 – 1875). Teodoro promove uma “segunda fundação” da cidade, pois estabelece parcerias com as companhias internacionais e propõe a instalação de lampiões a gás para a iluminação pública, a implantação doJardim da Luz e a pavimentação das ruas próximas ao centro indo em direção à rua Helvétia, no bairro de Campos Elíseos, assim como também a instalação de ferrovias para favorecer o escoamento da produção de café.


“A partir de 1870 a cidade começa a prosperar bastante, por vários fatores: muitos fazendeiros passam a ter residência na cidade, a expansão da culturacafeeira, a multiplicação das vias férreas, a imigração européia, o afluxo de capitais estrangeiros, o loteamento de chácaras localizadas nos arrabaldes da cidade. A taipa começou a ser considerada feia e rústica;”[...]
(PORTO, A. História urbanística da cidade de São Paulo. Ed. Carthago & Forte. São Paulo: 1992)
Portanto, algumas mudanças significativas aconteceram em SãoPaulo, como a criação do Jardim da Luz, que foi o primeiro parque público oficial da cidade, sendo inaugurado em 1825, seguia o estilo francês, como elementos: cruz central, tipo cruz de malta e também estátuas greco-romanas. Em 1880 o parque recebeu influência inglesa e foi construída uma gruta com cascata. Além dessas intervenções, muitas outras aconteceram nesse período como o calçamento demuitas ruas centrais empregando o paralelepípedo.
[pic] [pic]

O período estético-sanitarista também foi marcado por importantes inaugurações, tanto por parte do poder público, quanto inaugurações de prédios privados. A especulação imobiliária da época, estimulada pela burguesia paulista inaugura a Avenida Paulista em 1892, servindo em um primeiro momento como lugar de residência da classe alta emSão Paulo. Nesse mesmo ano foi inaugurado também o viaduto do Chá, uma enorme estrutura metálica com 240 metros de extensão x 14 metros de largura, o qual simboliza a expansão da cidade do centro velho (Rua Direita) para novas áreas da cidade (Rua Barão de Itapetininga), sendo considerado um marco da época pela técnica, pois o meio natural já não representaria um problema na circulação da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia do urbanismo
  • Arquitetura e Urbanismo
  • História da arquitetura e urbanismo
  • História da Arte, arquitetura e urbanismo
  • Historia da Arquitetura e Urbanismo
  • História de São Paulo
  • Historia de são paulo
  • História Folha de São Paulo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!