A História da Ópera

Páginas: 8 (1864 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
A HISTÓRIA DA ÓPERA


A tragédia grega já tinha musicalidade. Na Idade Média, artistas de jograis e comédias cantavam pelas ruas. A própria Igreja se valeu de cantos gregorianos. A rigor, contudo, a ópera surgiu como resultado de um grupo de estudos sobre a Antiguidade, formado por artistas e professores (a chamada camerata), na década de 1570, em Florença, na Itália. "Os nobres faziamquestão de patrocinar reuniões com nomes importantes das artes e das ciências", diz Robson. Vicenzo Galilei, pai do astrônomo Galileu, por exemplo, reunia-se em torno dos condes Giovanni Bardi e Jacopo Corsi.

Em 1597, o músico Jacopo Peri, também vinculado a Corsi, compõe Dafne, uma mistura de teatro e canto que foi apresentada na corte florentina. Mas, como boa parte de Dafne se perdeu, algunsestudiosos consideram Eurídice, do mesmo autor, a primeira ópera da História. Ela foi encomendada três anos depois, para o casamento dos franceses Henrique IV e Maria de Médici. Do ponto de vista dramático, no entanto, a pioneira é Orfeu, de Claudio Monteverdi (1567-1643), estreada em 1607, em Veneza. Na obra, apareceram as árias e os coros, no lugar dos recitativos, e algo que se pode chamar deorquestra, pela primeira vez com trombones, flautas, violinos e harpa. "Monteverdi realiza o sonho da camerata. A música não é simplesmente um adorno, nem a palavra é apenas a recitação de um poema com a ajuda de algumas notas musicais", observam os pesquisadores Fernando Fraga e Blas Matamoro.


Mistura de classes

Orfeu foi sucesso de crítica, mas teve pouco público. A monarquia, então, decidiuabrir as óperas a todas as classes sociais. O que só aconteceu, na prática, durante o carnaval de 1637, no Teatro de San Cassiano, de Veneza, com Andrômeda, de Francesco Manelli (1595-1667). A partir daí, o ingresso passou a ser pago, a ópera virou um empreendimento comercial e os artistas ganharam prestígio e fama. Como as mulheres eram proibidas de cantar nas igrejas (até alguns instrumentos, comoo violoncelo, eram considerados impudicos devido a suas curvas sensuais), foi a ópera quem promoveu o canto feminino. Até então, as sopranos eram substituídas por homens com voz de mulher (os varões). Isso se conseguia por meio da castração de meninos com aptidão vocal, uma técnica admitida pela Igreja Católica por quase 400 anos, de 1539 a 1922.

Para atrair o público aos teatros, apareceramartifícios como a "fanfarra". Com instrumentos de sopro, executava-se no início das apresentações a melodia característica da família nobre que dominava a cidade. É a origem da abertura ou prelúdio. Já em A Coroação de Popeia, de 1642, surge um momento orquestral no meio da ação, para troca de cenários e figurino. Trata-se do interlúdio, que, com o tempo, ganharia autonomia na figura dasóperas-bufas. Outra inovação dessa peça é que ela já não se baseia em lendas, mas em um fato histórico: os amores reais entre Popeia e o imperador romano Nero.

No século 18, surgiram os empresários e as sociedades filarmônicas, que promoviam concertos em mansões ou cafés. Nessa época, os teatros são ampliados, como o San Carlo, de Nápoles, o Bolshoi, de São Petersburgo, e Tulherias, em Paris. "E, agora,os arquitetos se preocupam mais com a acústica", diz Paulo Mugayar Kuhl, professor de História da Arte da Universidade Estadual de Campinas. A formação musical passou a integrar o ensino particular e deu origem à tradição, nas famílias, de ter sempre um piano em casa. Parte dessa grande atividade que agitava o gênero, em 1751, surgiu graças à figura do libretista, autor dos libretti (livrinhos, emitaliano), as adaptações impressas com os diálogos, as letras e as movimentações cênicas. De certa forma, esses livrinhos contribuíram para fazer do italiano a língua internacional da gênero.

A ópera passou por duas grandes reformas: no século 18, com Christoph Gluck (1714-1787), e no século 19, com Richard Wagner. Ambos defendiam o retorno às formas clássicas da tragédia grega (mesma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Opera
  • opera
  • Ópera
  • Ópera
  • opera
  • Ópera
  • opera
  • O Fantasma da ópera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!