A hidrografia da região sul

Páginas: 8 (1846 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
A hidrografia da região Sul
A hidrografia da Região Sul do Brasil pode ser classificada em três grandes regiões: Bacia Hidrográfica do Paraná, a Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai e as Bacias Hidrográficas do Sudeste.
A Bacia Hidrográfica do Paraná ocupa uma área de 196. 564 km2. Essa bacia é representada por um pequeno segmento do volumoso rio Paraná que se estende da foz do rio Paranapanemaaté a foz do rio Iguaçu.
Mesmo com sua pouca extensão na região, o Rio Paraná apresenta uma importante rede de afluentes, tanto sob o ponto de vista dos aspectos hídricos, como energéticos e de aproveitamento turístico. O rio Paraná é importante na região Sul, sendo aproveitado como via de transporte e para a produção de energia elétrica. Nele foi construída a usina hidrelétrica de Itaipu, amaior do mundo em operação.
Nessa bacia destacam-se, além do Rio Paraná, os rios Paranapanema, Iguaçu, Tibagi, Itararé, das Cinzas e Pirapó.
A Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai ocupa uma área de 178.235 km2. O Rio Uruguai, localizado no Rio Grande do Sul, é o principal representante dessa bacia. Destacam-se também nessa bacia os rios do Peixe, Chapecó, Pelotas, Canoas e Ijuí.
Recursos naturaisCom uma paisagem originalmente marcada por florestas, mescladas de campos interiores e formações litorâneas, a Região Sul teve sua área bastante modificada pela agricultura intensiva. Formada pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a região viu sua cobertura vegetal primitiva substituída pelas culturas características das regiões temperadas, de onde vieram alemães, italianos eeslavos. As manifestações culturais imprimem à região uma fisionomia diferente, um ar europeu. Apesar disso, o Sul ainda guarda porções representativas dos ambientes naturais como serras, canions, picos elevados e, sobretudo, as inigualáveis Cataratas do Iguaçu.
 
 

 
 
O Pólo Ecoturístico da Serra Gaúcha compreende a região desde o complexo turístico Canela e Gramado até os ParquesNacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. Localizados nas proximidades do município de Cambará do Sul, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, esses dois parques têm como destaque seus monumentais cânions – resultado de diversos movimentos tectônicos, vulcânicos e erosivos – como o Fortaleza e o Malacara, na Serra Geral, e o famoso Itaimbezinho, o maior cânion da América do Sul, noAparatos. Suas paredes rochosas chegam a ter 700 metros, cobertas por vegetação baixa e por pinheiros nativos. Entre a fauna da região, encontravam-se aves como o gavião-pato, o gavião-pega-macaco e a águia cinzenta, que estão ameaçados de extinção. Alguns mamíferos de grande porte, como o lobo-guará, o puma e o veado campeiro ocorrem apenas nas áreas de mais difícil acesso.
Seguindo para o litoraldo estado, ao sul, entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, encontra-se o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, nos municípios de Mostardas e Tavares. Suas águas rasas atraem 26 espécies de aves migratórias do Hemisfério Norte e cinco espécies vindas do sul, como o flamingo. A Lagoa do Peixe foi recentemente tombada pela Unesco como Reserva da Biosfera.
As belezas naturais do Rio Grande do Sultambém incluem o Salto doYucumã, o maior salto longitudinal do mundo, com 1.800 metros de extensão. Localizado no interior do Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas, Yucumã possui quedas de 12 a 15 metros de altura nas águas do Rio Uruguai, na divisa do Brasil com a Argentina. O Parque do Turvo possui urna área de 174Km2 de mata virgem com uma fauna e flora abundante, sendo o últimorefúgio de onça pintada do estado.
 
 

 
 
O Pólo Ecoturístico ilha de Santa Catarina é formado pelas unidades de conservação existentes no município de Florianópolis e seu entorno. É limitado ao sul pelo Parque Estadual Serra do Tabuleiro, ao norte pela Reserva Biológica do Arvoredo e a noroeste pela APA de Anhatomirim. Montanhas, cavernas, corredeiras e, principalmente, as ondas são as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Regiao sul
  • regiao sul
  • Regiao sul
  • A região Sul
  • Região sul
  • Regiao sul
  • região sul
  • região sul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!