A guerrilha do araguaia e caso hezorg e lamarca

12515 palavras 51 páginas
-ludmila:A Guerrilha do Araguaia:
Esta tinha por objetivo combater a ditadura militar.
Tal guerrilha aconteceu nas proximidades do Rio Araguaia, organizada pelo partido Comunista do Brasil na década de 70, onde Tocantins, Maranhão e Pará (na época faziam parte de Goiás), através da ajuda da comunidade rural o PC do B tinha como objetivo obter apoio da população e enfrentar a ditadura começando pelo interior. O partido tentou antes das ofensivas armadas, uma ação democrática contra a ditadura.
Após o decreto do AI-5 foi estabelecida a ideia de atuar por meio de armas de fogo, devido o endurecimento do regime militar, foram enviados representantes do partido para a região do Araguaia, que estruturou a guerrilha a partir da Comissão Militar que possuíam a responsabilidade de coordenar três agrupamentos cada um cerca de vinte e um militantes.
No ano de 1972, com o objetivo de encontrar guerrilheiros o Exercito Brasileiro se deslocou até a região do Araguaia para encontrar militantes que se escondiam entre os civis, cerca de setenta militantes se encontravam naquela região, estes ocupavam posições na sociedade como professores, comerciantes e entre outros, o que disfarçada sua postura militar.
Por quase dois anos a guerrilha resistiu às investidas do exercito, onde os conflitos foram encerados no ano de 1973.
O PC do B teve sua base rural desfeita e perdeu contato com seus polos das áreas urbanas.
Estima-se que o conflito tenha deixado cerca de civis setenta e seis mortos, tais dados não foram divulgados devido à censura militar, e só se foi falado a respeito após o fim dos conflitos.
-ludmila:A reabertura dos arquivos nos governos Lula e Dilma:
O presidente Luis Inácio da Silva encaminhou no dia treze de maio de dois mil e nove ao Congresso Nacional um projeto de lei que possuía por objetivo regulamentar e facilitar o acesso de informações referentes ao governo público, tal medida contribuiu para o acesso aos casos referentes à ditadura militar. Foi criado

Relacionados