A GUERRA E OS BENEF CIOS DA SOLU O PAC FICA DOS LIT GIOS INTERNACIONAIS

3685 palavras 15 páginas
A GUERRA E OS BENEFÍCIOS DA SOLUÇÃO PACÍFICA DOS LITÍGIOS INTERNACIONAIS

O objetivo do presente trabalho é demonstrar as formas pelas quais o Direito Internacional pode atuar, na busca pela solução pacífica de litígios internacionais, que seja capaz de atender os interesses dos Estados envolvidos, evitando a destruição, mortes e todas as consequências ruins que a guerra pode trazer.
Para um melhor entendimento, dividimos o texto nas seguintes partes:
A ORIGEM DOS LITÍGIOS
A ATUAÇÃO DA DIPLOMACIA
A INTERMEDIAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
OS INSTRUMENTOS DO DIREITO INTERNACIONAL APLICÁVEIS

A ORIGEM DOS LITÍGIOS

Os litígios tem sua raiz fundamentada em conflitos, que podem ser internos, causados por divergências dentro de um mesmo Estado, ou externa, quando as divergências envolvem um ou mais Estados. Por definição, conflito é a necessidade de escolha entre situações incompatíveis e surge sempre quando lideranças antagônicas se deparam diante dessas situações. Essas situações podem estar relacionadas a questões religiosas, como as existentes no Oriente Médio, questões comerciais, como nos conflitos na África e por questões políticas como na Ucrânia. Além desses, os conflitos também podem ter origem na intolerância racial e étnica.
Para se conhecer melhor os atuais conflitos existentes do mundo e suas origens, relacionamos a seguir sete deles:
Conflito nº1 – Afeganistão - Grupos em conflito: fundamentalistas radicais muçulmanos e não muçulmanos
As batalhas no Afeganistão ocorrem desde a época em que Alexandre, o Grande, passava por lá, em meados de 300 a.C. Nos últimos anos, dois grupos disputam o poder no país, em um conflito que se desenrola há anos. De um lado está o Talibã, movimento fundamentalista islâmico que governou o país entre 1996 e 2001. Do outro lado está a Aliança do Norte, organização político-militar que une diversos grupos demográficos afegãos que buscam combater o Regime Talibã.
Após os atentados de 11 de setembro de 2001, a Aliança do

Relacionados

  • direitos humanos
    55829 palavras | 224 páginas