A GUERRA FRIA ENTRE AS SUPERPOTÊNCIAS 19450

Páginas: 5 (1116 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Introdução

A história da segunda metade do século XX foi inteiramente condicionada pelos resultados da II Guerra Mundial, com seus mais de 50 milhões de mortos. O bloco dos Aliados, que venceu a guerra, era composto principalmente por Estados Unidos, União Soviética e Inglaterra. Como a Inglaterra fora quase completamente destruída pelos bombardeios alemães, Estados Unidos e União Soviéticaemergiram claramente como as duas superpotências do mundo, e uma rivalidade entre ambos era inevitável.
Para um melhor entendimento da situação política em que o mundo se encontrava na época dos primeiros lançamentos espaciais realizados por soviéticos e norte-americanos, torna-se necessária uma breve descrição do que foi a Guerra Fria. Por motivo de praticidade, o período no qual se travou aGuerra Fria foi dividido em períodos, sendo que este primeiro foi arbitrado entre 1945 (fim da II Guerra e início da Guerra Fria) e 1955 (criação do Pacto de Varsóvia).

A guerra fria entre as superpotências 1945

É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta ou seja bélica, "quente", entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. A corridaarmamentista pela construção de um grande arsenal de armas nucleares foi o objetivo central durante a primeira metade da Guerra Fria, estabilizando-se na década de 1960 até à década de 1970 e sendo reativada nos anos 1980 com o projeto do presidente estadunidense Ronald Reagan chamado de "Guerra nas Estrelas".

Dada a impossibilidade da resolução do confronto no plano estratégico, pela via tradicionalda guerra aberta e direta que envolveria um confronto nuclear; as duas superpotências passaram a disputar poder de influência política, econômica e ideológica em todo o mundo. Este processo se caracterizou pelo envolvimento dos Estados Unidos e União Soviética em diversas guerras regionais, onde cada potência apoiava um dos lados em guerra. Estados Unidos e União Soviética não apenas financiavamlados opostos no confronto, disputando influência político-ideológica, mas também para mostrar o seu poder de fogo e reforçar as alianças regionais.

Neste contexto, os chamados países não alinhados, mantiveram-se fora do conflito não alinhando-se aos blocos pró-URSS ou pró-EUA. E formariam um "terceiro bloco" de países neutros: o Movimento Não Alinhado.

Norte-americanos e soviéticostravaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano entendia como uma ameaça à sua hegemonia; se um movimento popular combatesse um governo aliado à soviético, logo poderia ser visto com simpatia pelos Estados Unidos e receber apoio.

A Guerra da Coreia (1950-1953) e a Guerra doVietnã (1962-1975) são os conflitos mais famosos da Guerra Fria. Além da famosa tensão na Crise dos mísseis em Cuba (1962) e, também na América do Sul, a Guerra das Malvinas (1982). Entretanto, durante todo este período, a maior parte dos conflitos locais, guerras civis ou guerras inter-estatais foi intensificado pela polarização entre EUA e URSS.

Esta polarização dos conflitos locais entreapenas dois grandes polos de poder mundial, é que justifica a caracterização da polaridade deste período como bipolar. Principalmente porque, mesmo que tenham existido outras potências regionais entre 1945 e 1991, apenas Estados Unidos e URSS tinham capacidade nuclear de segundo ataque, ou seja, capacidade de dissuasão nuclear.









Conceito de Guerra Fria
Guerra Fria é a designaçãoatribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991), um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.
Guerra da Coreia (Junho/1950 -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guerra fria
  • guerra fria
  • guerra fria
  • Guerra fria
  • Guerra Fria
  • Guerra Fria
  • A GUERRA FRIA
  • Guerra Fria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!