A GUERRA FRIA ENTRE AS SUPERPOTÊNCIAS 19450

1116 palavras 5 páginas
Introdução

A história da segunda metade do século XX foi inteiramente condicionada pelos resultados da II Guerra Mundial, com seus mais de 50 milhões de mortos. O bloco dos Aliados, que venceu a guerra, era composto principalmente por Estados Unidos, União Soviética e Inglaterra. Como a Inglaterra fora quase completamente destruída pelos bombardeios alemães, Estados Unidos e União Soviética emergiram claramente como as duas superpotências do mundo, e uma rivalidade entre ambos era inevitável.
Para um melhor entendimento da situação política em que o mundo se encontrava na época dos primeiros lançamentos espaciais realizados por soviéticos e norte-americanos, torna-se necessária uma breve descrição do que foi a Guerra Fria. Por motivo de praticidade, o período no qual se travou a Guerra Fria foi dividido em períodos, sendo que este primeiro foi arbitrado entre 1945 (fim da II Guerra e início da Guerra Fria) e 1955 (criação do Pacto de Varsóvia).

A guerra fria entre as superpotências 1945

É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta ou seja bélica, "quente", entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. A corrida armamentista pela construção de um grande arsenal de armas nucleares foi o objetivo central durante a primeira metade da Guerra Fria, estabilizando-se na década de 1960 até à década de 1970 e sendo reativada nos anos 1980 com o projeto do presidente estadunidense Ronald Reagan chamado de "Guerra nas Estrelas".

Dada a impossibilidade da resolução do confronto no plano estratégico, pela via tradicional da guerra aberta e direta que envolveria um confronto nuclear; as duas superpotências passaram a disputar poder de influência política, econômica e ideológica em todo o mundo. Este processo se caracterizou pelo envolvimento dos Estados Unidos e União Soviética em diversas guerras regionais, onde cada potência apoiava um dos lados em guerra. Estados Unidos e União Soviética não apenas financiavam lados

Relacionados