"A Guerra Fria" de John Lewis Gaddis – recensão crítica

Páginas: 3 (685 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
A Guerra Fria de John Lewis Gaddis – recensão crítica
John Lewis Gaddis, nascido no Texas em 1941, é um historiador de reputação internacional, frequentemente reconhecido como o «decano doshistoriadores da Guerra Fria», contando com múltiplas obras publicadas sobre este tema, por exempplo The Cold War: A New History.
Gaddis é Professor de História na Universidade de Yale e pertence aoconselho consultivo do Cold War International History Project tendo ainda sido consultor no documentário Guerra Fria da CNN.
A Guerra Fria é uma monografia pois trata-se de uma dissertação acerca doassunto figurado no título, onde é apresentado um tema único e bem delimitado. O objetivo desta obra, que se encontra dividida em sete temas contando, ainda, com um prefácio, um prólogo e um epílogo, é dara conhecer de modo claro os acontecimentos verificados entre 1945 e 1991, bem como as suas causas e consequências.
Na obra em análise, Gaddis sumaria logicamente os conteúdos, propondo-se a resumir,para um público de não-iniciados, como surgiu, se desenvolveu e terminou o complexo conflito enunciado no título. O historiador mapeia o ambiente de tensão que, protagonizado pelos Estados Unidos epela União Soviética, poderia ter culminado numa Terceira Guerra Mundial.
Nesta obra, Gaddis demonstra que embora sem declarações de guerra, os Aliados tinham ambições e interesses distintos, além deseguirem linhas políticas incompatíveis: enquanto os Estados Unidos e a Inglaterra seguiam o liberalismo e a democracia, Estaline pretendia a vitória do comunismo.
A análise dos primeiros anos daGuerra Fria leva Gaddis a mostrar de forma didática como a questão das armas nucleares cresceu, culminando na bipolaridade que dividiu o mundo.
O ritmo da obra acelera à medida que os acontecimentosdescritos se aproximam das décadas recentes. A própria História precipitou-se rapidamente na derradeira fase da Guerra Fria impulsionada por líderes como João Paulo II e Ronald Reagan.
Em 1991,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recensão critica "a guerra fria" de john lewis
  • A GUERRA FRIA John Lewis Gaddis
  • Resenha Crítica Watchmen
  • Resenha crítica do livro a guerra do iraque
  • Recensão critica
  • Recensao critica
  • Recensão Crítica
  • Recensao critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!