A guerra do pelopeneso

470 palavras 2 páginas
~a guerra do peloponeso~
A Guerra do Peloponeso, uma das primeiras guerras de grande escala, tem uma importante presença em toda a história. Um marco do estudo da Guerra do Peloponeso é o debate da relação entre regime político e guerra.
Várias inovações no campo militar foram apresentadas com a guerra, como abandono de campo, concentração da população da cidade fortalecimento da Marinha, apoio de aliados no abastecimento de recursos, entre outros, inovações que foram usadas por muitos povos depois disso.
~uma breve apresentação~
A Guerra do Peloponeso pode ser entendida como um grande conflito entre Atenas e o seu império, contra Esparta, Tebas, Corinto e toda a Liga do Peloponeso, entre os séculos 431 a 404 a.C.
A Guerra que começou com Tebas tentando atacar Platea, aliada de Atenas, foi a primeira grande guerra narrada por um historiador, Tucídides. A guerra ficou conhecida como um conflito de democracia e potencial marítmo – Atenas - , contra uma aristocracia agrícola e grande potencia militar – Esparta -. Com o passar do tempo, os Persas foram se aliando a Esparta, enquanto Atenas tinha apoio de outros membros, como países membros das ilhas do mar Egeu.
~a Grécia no século v~
Para entendermos o contexto, precisamos saber que a Grécia era formada por várias “póleis”, cidades autônomas que, embora compartilhassem algumas culturas entre si, eram povos muito diferentes. Uma polis era diferente da outra, e o direito de um cidadão só era válido em sua polis. A rivalidade fez com que houvesse conflitos entre várias “pólis”, e tornando a guerra, um acontecimento essencial na vida e na educação dos gregos. Entre esses conflitos, o que mais se estendeu foi de Atenas e Esparta, em Atenas havia o introdutor da democracia, e em Esparta, como eles foram fundados a partir de um conflito militar, resultou numa população esparciatas, uma elite militar.
~as alianças militares~
As cidades gregas, apesar de suas diferenças, haviam entrado em um conflito contra os

Relacionados

  • GUIMARÃES, Lytton L. Relações Internacionais como Campo de Estudo.
    768 palavras | 4 páginas
  • Persas e gregos
    2624 palavras | 11 páginas
  • direito na grecia resumo
    3183 palavras | 13 páginas