A Grécia Antiga

Páginas: 6 (1455 palavras) Publicado: 13 de maio de 2015
Introdução
A importância desse trabalho está em vos explicar a Política e cultura das cidades gregas, falaremos de sua democracia, exclusão política, política dos homens, os jogos olímpicos, a filosofia, o teatro e a Guerra do Peloponeso.

Desenvolvimento

Democracia e Exclusão Política
Embora Atenas fosse uma democracia, os aristocratas continuaram a dominar a vida política durante a maiorparte do século V a.C. Os generais eleitos pelo povo e os políticos mais destacados da Assembléia eram de famílias nobres.
Os gregos consideravam a escravidão essencial a democracia.
As mulheres atenienses não tinham direito a expressão.
Os críticos não confiavam na capacidade das pessoas comuns para governar.
Política dos homens
Nosso atual modelo de estado é fruto da Revolução Francesa (séc. XVIII)pois consideravam que os atenienses criaram o princípio do estado legal.
Os atenienses consideravam seus governantes homens inteligentes e capazes, e não deuses nem sacerdotes.
Atenas respeitava o direito do cidadão de expressar suas opiniões.
Tanto o pensamento político sistemático quanto o político democrático tiveram origem na Grécia.
Péricles (495 a.C – 429 a.C) foi um talento ateniense,tanto que aquele período foi chamado o século de Péricles.



OS JOGOS OLÍMPICOS
A cada quatro anos eram organizados jogos para homenagear Zeus , o deus dos deuses dos gregos.O lugar dessas competições era a cidade de Olímpia , numa referência à ,orada dos deuses na alta montanha sagrada . Há várias lendas que tratam da origem dos jogos olímpicos.
Uma delas afirma que Atlios, filho de Zeus,teria instituído os jogos em memória de seu pai. Nesses primeiros tempos, as competições denominavam-se atla e seus participantes seriam atletas.
A primeira Olimpíada da antiguidade de se tem registro seguro ocorre em 776 a.C. Apenas duas cidades enviaram representantes. Nos jogos seguintes, em 772 a.c, um jovem, após vencer uma corrida, subiu no monte onde se encontrava o templo de Hermes, deus davelocidade, e depositou o prêmio de sua vitoria: a coroa de louros. A partir de então, cada vez mais cidades integravam-se às competições enviando seus atletas. E os jogos passaram cada vez passaram a ser disputados em sete dias. No início, disputavam-se apenas provas de corrida simples. Posteriormente, foram incluídas a corrida com armas, a luta (pugilato), o pentlato (corrida, luta,arremesso dedardo, de disco e de peso e as corridas de cavalo, biga e quadriga.
A semana dos Jogos era um período de trégua geral na Grécia Antiga. Simbolizava o esplendor da força humana e o desenvolvimento do corpo com os valores do espírito. E um momento mágico de aproximação com os deuses.













A Filosofia

A filosofia é um saber específico e tem uma história que já dura mais de 2.500 anos. Afilosofia nasceu na Grécia antiga com os primeiros filósofos, chamados pré-socráticos.

A história da filosofia na Antigüidade pode ser dividida em três grandes períodos: o período pré-socrático, a Grécia clássica e a época helenística. 


Pré-socráticos 

Os filósofos que viveram antes da época de Sócrates, como Parmênides e Heráclito, investigaram a origem das coisas e as transformações danatureza. De seus textos só restaram fragmentos. O conhecimento especulativo no período pré-socrático não se distinguia dos outros conhecimentos, como a astronomia, a matemática ou a física. 

Tales de Mileto foi o primeiro pensador que podemos chamar de filósofo. Como outros pré-socráticos, Tales dedicou-se a caracterizar o princípio ou a matéria de que é feito o mundo.

A Grécia clássica 

Noperíodo clássico, a filosofia vinculou-se a um momento histórico privilegiado - o da Grécia clássica. Nesse período, que compreende os séculos 5 a.C. e 4 a.C., a civilização grega conheceu seu apogeu, com o esplendor da cidade de Atenas. Essa cidade-estado dominou a Grécia com seu poderio militar e econômico. 
Adotando a democracia como sistema político, Atenas assistiu a um florescimento admirável...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grecia Antiga
  • GRÉCIA ANTIGA
  • Grecia Antiga
  • Grécia antiga
  • Grécia antiga
  • A grécia antiga
  • Grecia Antiga
  • Grécia ántiga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!