A grécia antiga

Páginas: 8 (1824 palavras) Publicado: 23 de julho de 2014
A Grécia Antiga

Período Homérico:
O período homérico foi caracterizado pela comunidade gentílica , uma sociedade rural, formada por pequenas unidades agrícolas autossuficientes – os genos. Algumas informações dessa época encontram-se nas obras ilíada e Odisseia, atribuídas a Homero.A importância dessas obras fez com que esse período fosse dominado homérico , e o período anterior,marcado pelas civilizações cretense e micênica,foi denominado período pré-homérico.
Cada geno constituía uma unidade econômica, social, política e religiosa da sociedade grega. De fato, esses pequenos agrupamentos humanos conseguiam, isoladamente, assegurar sua sobrevivência com uma economia natural e coletivista. Os meios de produção (terra, sementes), assim como os bens produzidos (alimentos,objetos), pertenciam a todos os indivíduos.
A economia dos genos era essencialmente agropastoril. Uma família prospera dependia necessariamente da qualidade das terras que estavam sob o seu domínio.
No campo político, os genos eram comandados por um líder comunitário chamado pater, que exercia funções de caráter judicial, administrativo e religioso. A luta pela sobrevivência, quedependia basicamente da terra, desencadeou uma série de guerras entre genos. Pois os parentes mais próximos do pater apropriaram-se das terras mais ricas, passando a ser conhecidos como eupatricas(os bem nascidos). E o restante das terras foi dividido entre os georgoi(agricultores), pequenos proprietários.Os mais prejudicados com essa divisão foram os thetas (marginalizados), excluídos da partilha.A Pólis Grega:
A pólis grega eram as cidades-estado da Grécia Antiga. Estas cidades possuíam um alto nível de independência, ou seja, tinham liberdade e autonomia política e econômica. O centro político administravivo das pólis era  a Acrópolis.
A pólis grega era formada, basicamente, por uma Acrópole, uma Ágora, uma Khora e uma Ástey..A acrópole corresponde à parte mais elevada, altada pólis, onde existiam templos dedicados aos deuses.
Ficava ao lado da Ágora, que era a parte mais pública da comunidade. Lá existia o mercado e as assembleias do povo. A Ágora era a praça principal na constituição da pólis, a cidade grega da Antiguidade clássica. Normalmente era um espaço livre de edificações, configurada pela presença de mercados e feiras livres nos seus limites, assimcomo por edifícios de carácter público.
A khora corresponde à parte agrícola, onde moravam os camponeses e onde eram cultivados alimentos que supriam a ástey, que era a "cidade" da pólis, a parte urbana .

A segunda Diáspora:
A Segunda Diáspora Grega ocorreu devido ao aumento populacional das Comunidades Gentílicas. Como o solo era pobre para o plantio e o sistema gentílico não tinhaao menos um governo para controlar tantas pessoas, com isso iniciou-se a expansão grega no Mediterrâneo, com o estabelecimento de diversas póleis gregas em toda a região, especialmente no sul da Península Itálica e na Ilha da Sicília. Os gregos tambem se voltaram para o Mar Negro, em cujo litoral multiplicaram sua presença com novas cidades.

O Período Arcáico:
No Período Arcaico quesurgem os primeiros legisladores gregos, o mais antigo conhecido é Zaleuco de Locros. Os legisladores pioneiros surgiram em meados do século VII a.C.. Os mais conhecidos foram os atenienses Drácon e Sólon.No período arcáico ocorreu o desenvolvimento cultural, político e social, nesse período dão-se os primeiros avanços significativos para a ascensão da democracia e observa-se também uma revitalizaçãoda linguagem escrita.
O período arcáico tem como ponto geográfico central a acrópole – local mais elevado da povoação, e em torno da qual se desenvolvia um núcleo urbano, as cidades-Estado foram inicialmente governadas por um rei (o baliseu), depois substituido por um regime oligarquico-aristocratico, liderado pelos grandes proprietarios de terras reunidos em um conselho de eupátridas.
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grecia Antiga
  • A Grécia Antiga
  • GRÉCIA ANTIGA
  • Grecia Antiga
  • Grécia antiga
  • Grécia antiga
  • Grecia Antiga
  • Grécia ántiga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!