A globalização e os blocas economicos

1689 palavras 7 páginas
Blocos Econômicos

NAFTA

Os Estados Unidos favoreceram este regionalismo por vários tratados regionais e bilaterais de comércio na década de 1980 e 1990. Em 1988 os Estados Unidos e Canadá assinaram um acordo bilateral de livre comércio ( o Cusfta – US Free Trade Agreement) com o objetivo de formar um bloco forte para ter melhores condições de competir com o resto do mundo. Paralelamente, os Estados Unidos firmaram tratados bilaterais com o México, que favoreceu este último contra o aumento de protecionismo da parte dos EUA. A partir de 1991, Canadá, EUA e México começaram as negociações para um acordo trilateral de livre comércio, o Nafta (North American Free Trade Agreement). Com isto, este tornou-se o segundo maior bloco econômico do mundo, com uma população de 360 milhões de pessoas e um PNB de cerca de 6 trilhões de dólares. Como o Chile mantém muitos laços comerciais com os EUA desde 1997 tem havido uma maior aproximação do Chile com o Nafta.

ALADI

Na América do Sul, um tratado precursor do Mercosul é o Tratado de Montevidéo de 1980 que criou a Aladi (Associação Latino Americana de Integração), composta por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Estes países juntos, em 1996, representavam 95% do PIB e 87% da população da América Latina. O objetivo deste tratado era a criação de um Mercado Comum Latino-Americano.

MERCOSUL

O maior tratado regional da América Latina é o Mercosul, compreendendo o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai, combinando cerca de 200 milhões de habitantes e um PNB de 1 trilhão de dólares. Sua implementação se deu em primeiro de janeiro de 1995 com o estabelecimento de uma tarifa externa comum de 85% dos produtos negociados por estes países, sendo que até 2005 esta tarifas devem se estender a todos os produtos.

As origens deste tratado podem ser traçadas desde julho de 1986, quando os presidentes José Sarney e Raul Alfonsín assinaram em Buenos Aires o

Relacionados

  • Principais blocos econômicos e sua história
    2290 palavras | 10 páginas
  • MARKETING INTERNACIONAL - MERCOSULL
    5886 palavras | 24 páginas