A Globaliza O Um Tema Que Vem Sendo Pesquisado Com Bastante Freq Ncia Principalmente A Partir Da D Cada De 90

940 palavras 4 páginas
A globalização é um tema que vem sendo pesquisado com bastante freqüência principalmente a partir da década de 90, nas mais diferente áreas. Por mais que se tenham feito análises sobre ela, o assunto ainda está longe de se esgotar dadas as profundas transformações pelas quais o mundo vem passando neste período.
O termo globalização perpassa todas as relações contemporâneas como a econômica, a social, apolítica, a cultural, a trabalhista, a educacional, dentre outros. No sentido ideológico passamos de uma sociedade liberal para uma neoliberal, na qual a preponderância dos valores morais e direitos básicos dos indivíduos – liberdade dignidade e vida – foram sendo subordinados aos interesses econômicos.
De qualquer forma, trata-se de um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial, visíveis, sobretudo, desde o final do século XX, com destaque para o período pós Segunda Guerra, quando tivemos a uma nova revolução tecnológica. Por fim, após a queda da União Soviética, o neoliberalismo irá ganhar força e impulsionar o processo de globalização econômica pelos quatro cantos do mundo. Um fato notável da globalização é o acúmulo de conhecimento, o qual provoca aumento no compasso das transformações nos meios de produção e tem como consequência o barateamento do método produtivo das indústrias
Assim, desde os primórdios, notamos uma dispersão da cadeia de produção, pelas quais fabricarão suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir custos pela exploração da mão-de-obra, matéria-prima e energia nos países em desenvolvimento. Podemos também imaginar a globalização como um processo que visa constituir e aperfeiçoar uma rede de conexões com o objetivo de encurtar as distâncias, facilitando as afinidades culturais e econômicas, posto que estabeleça a conexão entre os países e as pessoas de todo mundo.
Estas relações entre os países gerou a necessidade de expandir seus mercados e conduziu as nações à abertura econômica para produtos de outros

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas