a globalização e suas implicações para o desenvolvimento de angola

Páginas: 4 (875 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
Introdução
O ácido pirúvico ou piruvato é um composto orgânico contendo três átomos de carbono (C3H4O3), originado ao fim da glicólise. Em meio aquoso dissocia-se formando o ânion piruvato, que éa forma sob a qual participa dos processos metabólicos.
O ácido pirúvico é o composto de menor energia que pode ser obtido da glicose sem a utilização de oxigênio. Durante a glicólise, étransformada uma molécula de NAD+ em NADH. Como a quantidade desta molécula é limitada na célula, esta tem que ser regenerada, o que pode ser feito reduzindo o ácido pirúvico:
1- A álcool etílico (fermentaçãoalcoólica)
2- A ácido lático (fermentação lática)
3- A acetil-CoA e dióxido de carbono (para o Ciclo de Krebs ou Sintetase de ácidos graxos)
Degradação do ácido pirúvico
Estas vias de degradação doácido pirúvico dependem da situação e do organismo no qual se realiza o processo. A fermentação alcoólica só ocorre em certos fungos. A formação de ácido láctico e o ciclo de Krebs podem ocorrer emquase todas as células animais.
O ácido pirúvico é um líquido transparente, com odor similar ao do ácido acético, miscivel em água, álcool etílico e éter etílico.
Pode ser produzido em laboratóriopela decomposição (perda de CO2) do ácido tartárico catalisada pelo aquecimento deste com hidrogenosulfato de sódio. Também pode ser obtido a partir do cloreto de acetila e cianeto de sódio.
CH3COCl +KCN → CH3COCN
CH3COCN + H+ + H2O → CH3COCOOH + NH4+
Ciclo do Ácido Cítrico ou de Krebs
Oxidação do Ácido Pirúvico
As moléculas de ácido pirúvico resultantes da degradação da glicose penetram nointerior das mitocôndrias, onde ocorrerá a respiração propriamente dita. Cada ácido pirúvico reage com uma molécula da substância conhecida como coenzima A, originando três tipos de produtos:acetil-coenzima A, gás carbónico e hidrogénios.
O CO2 é liberado e os hidrogénios são capturados por uma molécula de NADH2 formadas nessa reacção. Estas participarão, como veremos mais tarde, da cadeia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • “Sociedade da informação, globalização e suas implicações”
  • Angola, globalização e reconstrução
  • a globalização seus benefícios e malefícios em angola
  • Implicações morais da globalização em África
  • Globalização e Desenvolvimento
  • Globalização e desenvolvimento
  • A importancia da agua para o desenvolvimento de angola
  • o desenvolvimento e crescimento economico em angola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!