A GLOBALIZAÇÃO, A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL E SUAS INFLUÊNCIAS NO MERCADO DE TRABALHO NO MERCOSUL

Páginas: 19 (4710 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014
RESUMO

No presente trabalho buscar-se-á analisar o cenário mundial que neste início de milênio se caracteriza pelo avanço e consolidação da globalização econômica especialmente financeira e produtiva que de modo geral vem possibilitando o crescimento e envolvimento dos organismos internacionais nas economias modernas nas últimas décadas. Esse fenômeno, no entanto, vem provocando alteraçõesque se manifestam nas diversas áreas da vida privada e pública da maioria dos países no mundo.

A internacionalização da economia e os impactos do comércio internacional trouxeram repercussões nas relações de produção com reflexos no nível de emprego dos países envolvidos, principalmente os que estão em fase de desenvolvimento.

O ritmo e a forma como os paises são inseridos neste processosão diferenciados e depende do grau de desenvolvimento, das opções políticas e correlação de forças entre setores produtivos. Desta forma, para melhor compreensão deste processo, impõe-se a análise da internacionalização do capital, da globalização sob a ótica da mobilidade internacional do capital financeiro, do sistema de produção, do emprego qualitativo no mundo e seus reflexo nos paísespertencentes ao Mercosul.
1. A evolução histórica da internacionalização do capital



O capitalismo teve o início do seu centro dinâmico na Europa, especificamente na Inglaterra, Holanda, Alemanha, França propagando-se depois para Estados Unidos. Este modelo de produção e acumulação de capital vem criando e recriando fronteiras geográficas e culturais influenciando os novos desenhos dos mapasdo mundo desde de sua origem até a sua globalização total ocorrida nos anos finais do século XX. Pela sua natureza o capitalismo, está sempre em busca de novos mercados para o desenvolvimento do processo de acumulação.

Pode-se dizer que a internacionalização do capital se originou no Século XV com a ativação do comércio marítimo mundial, mas foi a partir da metade Século XX que a difusãomaciça da tecnologia da informação nas atividades econômicas deu-lhe características e impulsos sem precedentes na história da humanidade. O desenvolvimento e difusão da informática possibilitaram a adoção de novas estratégias de produção e distribuição das atividades das corporações produtivas. A partir da introdução da informática, as unidades de produção puderam ser reformuladas transformando asempresas integradas verticalmente em um modelo das networks [rede de produção] que incorporam diferentes empresas em um mesmo projeto global.

Nesse processo, tanto a tecnologia de produção quanto o capital adquiriram uma mobilidade crescente e acelerada pela possibilidade de fragmentação da cadeia produtiva. A fragmentação da produção possibilita que um mesmo produto possa ser desenvolvidoem vários locais diferentes e desta forma somente a mão de obra tornou-se o fator não móvel, permitindo a incorporação do low-wage [mão de obra barata] na lógica global.

A forte competição entre as networks, empresas líderes globais, tornou-se o motor seletivo do capitalismo atual cuja dinâmica é alimentada inicialmente pela concentração e a fragmentação da produção mundial caracterizada pelanecessidade de uma escala cada vez maior de investimentos. Estes investimentos têm como objetivo manter ou adquirir lideranças tecnológicas e reduzir a quantidade de agentes decisórios da produção mundial.

A evidência desta concentração pode ser notada pelos dados referentes as maiores corporações mundiais que detêm juntas a maioria dos estoques dos investimentos globais diretos e dos fluxos depagamentos internacionais de royalties e fees. Segundo DUPAS (1999), atualmente, o processo produtivo mundial é composto em sua maioria de corporações oligopolizadas destacando-se as montadoras de automóveis, a extração, refino e distribuição de petróleo e as de comunicação com seus investimentos espalhados pelos cinco continentes. A maioria dessas empresas é de origem americana, japonesa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A globalização dos mercados e a internacionalização da empresa
  • A Globalização dos mercados e a internacionalização da empresa
  • Mercado de Trabalho Pós Mercosul
  • TRABALHO MERCADO DE CAPITAIS
  • Trabalho de mercado de capitais
  • Trabalho mercado capitais
  • Trabalho Mercado De Capitais
  • Trabalho Mercado De Capitais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!