A globalização vista do lado de cá

Páginas: 5 (1080 palavras) Publicado: 30 de julho de 2013
INTRODUÇÃO

Neste trabalho tenho o objetivo de analisar o filme visto por todas as suas nuance, sendo que o foco vai estar voltado para os três aspectos principais que são a globalização como é posta, a globalização como perversão e o mundo por uma outra globalização.
O filme é certeiro ao mostrar situações que poderiam passar despercebido como grandes sucessos da globalização e de fatomostram a realidade de uma sociedade fragmentada. Entre exemplos de privatizações de recursos naturais e corporações tão grandes quanto os níveis de miséria e desemprego, percebe-se a existência de uma sociedade baseada no modelo capitalista “selvagem”, onde as ações predatórias são justificadas ao se dar privilégios para uma minoria dominante. O mundo se divide em dois grupos: “o grupo dos que nãocomem e o grupo dos que não dormem com receio do grupo dos que não comem.” Dita por José de Castro durante o documentário.
A mídia não escapa das críticas. Para Milton Santos, a mídia tem o grande poder de controlar a interpretação do que acontece no mundo e, por isso, se torna uma intermediária da globalização. Podemos ver pelo fenômeno “Avenida Brasil”: o subúrbio carioca retratado pela classemédia-alta. Mas nesse ponto podemos dizer também que a maioria não privilegiada teve sua revanche ao chamar atenção como movimento e mostrar que tem o poder de transformar a ordem imposta.
















RESUMO


A crise se estabelece e Milton Santos faz este alerta quando afirma que: “O consumo é o grande fundamentalismo”. E é sagaz quando apresenta as três vertentes daglobalização no mundo; a globalização como é posta, a globalização da perversidade e o mundo por uma outra globalização.
No decorrer do documentário é apresentada uma série de acontecimentos no mundo inteiro que focam a atenção nas causas que esta sociedade capitalista centraliza, a fim de obter benefícios próprios em detrimento da desorganização do território, da apropriação de bens comuns e do usoprivado de riquezas mundiais por parte de uma minoria. Apropriações indevidas que geraram tensões por tentar deter grandes bens nas mãos de pequenos grupos, enquanto se assolava o estado de miséria e a sociedade crônica para todo o resto.
A tentativa de privatização da água potável em Cochabamba, Bolívia em 2000 e o 3º Fórum Mundial da Água em Kioto, Japão em 2003, foram eventos que chamaram aatenção do mundo para os efeitos da famigerada globalização frente à sociedade capitalista na qual vivemos.
Em meio à crise financeira , ao estado de caos que se encontra, tem-se o crescimento crônico do desemprego, a fome e o desabrigo que cada vez mais se alastra. Os baixos salários, o estado de mendicância e miséria em que as pessoas são postas, crescem diretamente proporcional ao que chamamos dosegundo efeito da globalização, ou globalização da perversidade, em que a pobreza é vista com naturalidade.
Enquanto isto, a sociedade se divide em dois grandes grupos; “o grupo dos que não comem e o grupo dos que não dormem com receio do grupo dos que não comem.” Por José de Castro. E Milton Santos ainda afirma que “produzimos mais comida do que consumimos”. E esta sociedade subdivididapermanece criando barreiras de segregação. Sejam estas barreiras físicas – Muralha da China e Muro de Berlim – ou barreiras simbólicas – que é a que a Europa mantém contra os estrangeiros e clandestinos, a fronteira entre o México e o EEUU, onde a migração não é desejada.
Adiante os acontecimentos tem a mídia como a fábula da globalização, que assume o papel de intermediação diante desta, pois controlaa interpretação do que acontece no mundo, em que não há produção excessiva de notícias, e sim de ruídos.
Contudo, a revanche é feita. Os grupos que são massacrados e postos à margem deste processo atroz de desenvolvimento global ganham força com seus movimentos e buscam reverter a ordem de tudo que está posto. A África e a América Latina são os gigantes despertando para os problemas que lhe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Globalização vista do lado de cá
  • A globalização vista do lado de ca
  • Resenha " a globalização do vista do lado de cá "
  • Globalização do lado de cá
  • Globalização vista do la de cá
  • A globalização do lado de cá
  • Milton santos- o mundo global vista do lado de cá
  • O mundo global visto do lado de cá

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!