A Gestão de Resíduos Sólidos no Canal Principal do Regadio de Chókwè: Caso do 2 Bairro da Cidade 2012-2013. o

2118 palavras 9 páginas
Autor: João Filimone Langa

Supervisor: dr. Eusébio Napasso

Estrutura da Apresentação
Introdução
Problema
Objectivo
Hipotese
Justificativa
Generalidades
Revisão da Literatura
Apresentação dos resultados
Medidas de Mitigação
Conclusão
Bibliografia

Introdução
A gestão dos resíduos sólidos num canal de irrigação é um ponto de intersecção entre a conservação e protecção do meio ambiente, promoção da saúde pública, esta intersecção é de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida da população, bem como para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

O presente trabalho tem como objectivo analisar a gestão dos resíduos no canal principal do regadio de
Chókwè, caso do 2o bairro da cidade. Onde as melhores formas da gestão dos resíduos sólidos são necessárias e urgentes devido ao actual cenário que se assiste na área de estudo, uma situação que vem se agravando com a presença de enormes quantidades de resíduos sólidos dispostos na área de estudo sem nenhum controlo.

Problema

O principal problema da presente pesquisa, é a presença de resíduos sólidos sem nenhum controlo ao longo das margens do canal, que constitui uma prática que pode originar um problema potencialmente prejudicial ao meio ambiente, e que coloca em risco a vida dos ecossistemas e à saúde pública.

Através do assoreamento do canal, geração de chorumes, poluição das águas superficiais e subterrâneas, poluição do ar e poluição do solo, o que causa um aspecto antiestéctico ou visual negativo, criação de organismos como ratos, baratas, moscas, cães e gatos.
Diante deste facto, levanta-se o seguinte problema de pesquisa: Até que ponto a gestão ineficiente de resíduos sólidos nas margens do canal principal do regadio, pode constituir um problema ambiental?

Objectivos
Geral:
Analisar a gestão dos resíduos nas margens do canal principal do regadio de Chókwè, caso 2o bairro da cidade.
Específicos:
Identificar os

Relacionados

  • monografia Rafael Langa original
    12818 palavras | 52 páginas