A gestão do processo organizacional do jogo: uma propostas metodológica para o ensino dos jogos coletivos,

Páginas: 2 (268 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
RESUMO


O texto destaca a importância da desordem no jogo; não em seu stricto sensu, ou seja, no sentido de confusão, desalinho, rixa ou bagunça, mas aquilo que trazo imprevisível, traz instabilidades e agitações; induzindo o indivíduo a, naturalmente, buscar a solução dos problemas e dificuldades propostas através da construção dealternativas próprias de entendimento do que está sendo proposto até o retorno ao estado inicial de equilíbrio e ordenação, quando possível.
Os autores atribuem a quebra deparadigmas em relação as regras já existentes nos jogos coletivos esportivos e a adaptação de novas regras diante das necessidades do grupo, aos professores; estes devem estarpreparados para lidar com a carga de problemas inseridos nos jogos, afim de não tornar as atividades estressantes demais, causando a desmotivação do grupo, ou ainda,impedir que os alunos entendam o que está acontecendo, impossibilitando-os de buscar o equilíbrio.
Os autores dão alguns exemplos de variações do jogo de handebol que podemcaracterizar desordem, estes exemplos podem ser utilizados em qualquer modalidade de jogo cabendo ao professor a missão de ser o elemento de intermediação de todo processopedagógico da atividade.


Análise

Gostei muito do que foi proposto pelos autores e destaco uma situação simples, porém, que ainda não havia pensado. Em um dos exemplosapresentados pelos autores, eles dão ênfase a variação das regras para a condição do goleiro no jogo; posição sempre destinada aos menos habilidosos; agora cada defesa dogoleiro vale um ponto para sua equipe, estimulando a valorização do atuante dessa posição. È uma coisa simples mas que pode ter um resultado pedagógico muito relevante.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jogos eletrônicos: uma proposta metodológica ao ensino de geografia
  • Construção de jogos: uma proposta metodológica para o ensino de Matemática de alunos do ensino fundamental
  • o jogo como facilitador no processo de ensino
  • O jogo e o ludico no processo de ensino e aprendizagem
  • Jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem
  • A IMPORTÂNCIA DO JOGO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.
  • Jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem
  • As contribuições dos jogos no processo de ensino da matemática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!